terça-feira, 28 de setembro de 2010

NOVAS AQUISIÇÕES PARA O ACERVO BIBLIOGRÁFICO DO CAMPUS URUÇUCA

Prezados,

Com prazer, socializamos as novas aquisições bibliográficas do Campus, de acordo com a bibliotecária Ana Paula Ribeiro:

*SOARES, João Paulo Guimarães; DERESZ, Fermino; AROEIRA, Luiz Januário Magalhães. Balanço iônico em dietas para ruminantes na prevenção da febre do leite. Juiz de Fora: Embrapa, 2006. 35p. (Documentos, 113).

Edição comemorativa 30 anos Embrapa Gado de Leite

*PIRES, Maria de Fátima Ávila; BRITO, José Renaldi Feitosa; BRITO, Maria Aparecida V. P. Brito. Homeopatia: uma opção de tratamento da mamite bovina. Juiz de Fora: Embrapa, 2004. 40p. (Documentos, 100).

*ANAIS DO WORKSHOP SOBRE EMBRIÕES BOVINOS PRODUZIDOS IN VITRO: PERSPECTIVAS DE UTILIZAÇÃO E POSSÍVEIS IMPACTOS NA PECUÁRIA BRASILEIRA, 1., 2002, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa, 2002. 91p. (Documentos, 88).

*SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO DO SUDESTE MINEIRO, 1., 2006, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa, 2006. 122p. (Documentos, 112).


*CAMPOS, Orliel Fajardo de; LIZIEIRE, Rosane Scatamburlo. Produção do bezerrão. Juiz de Fora: Embrapa, 2000. 21p. (Circular técnica, 58).


*MARTINS, Paulo do Carmo et. al. (Eds.). O futuro do cooperativismo de leite. Juiz de Fora: Embrapa, 2004.


*VILELA, Duarte; RESENDE, João Cesar de; LIMA, Josiane (Eds.). Cynodon: forrageiras que estão revolucionando a pecuária brasileira. Juiz de Fora: Embrapa, 2005. 251p.

*RESENDE, Humberto; CAMPOS, Aloísio Torres de; PIRES, Maria de Fátima Ávila (Eds.). Dados climáticos e sua utilização na atividade leiteira. Juiz de Fora: Embrapa, 2003. 114p


*MARTINS, Paulo do Carmo; CARVALHO, Marcelo Pereira de. A cadeia produtiva do leite em 40 capítulos. Juiz de Fora: Embrapa, 2005. 204p.

*MARTINS, Paulo do Carmo. Políticas públicas e mercados deprimem o resultado do sistema agroindustrial do leite. Juiz de Fora: Embrapa, 2004. 160p.

*MARTINS, Carlos Eugênio. Tecnologias para la producción de leche en los trópicos. Juiz de Fora: Embrapa, 2002. 228p

*GOMES, Christianne; PINHEIRO, Marcos; LACERDA, Leonardo. Lazer, turismo e inclusão social: intervenção com idosos. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

Desejamos a todos que aproveitem os materiais e bons estudos!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

JOGOS DOS SERVIDORES FEDERAIS

Atenção SERVIDOR(A)

Vêm aí os Jogos dos SERVIDORES dos Institutos Federais do Nordeste!

Os jogos acontecerão em Natal, no período de 15 a 20 de Novembro de 2010 e estamos selecionando servidores(as) para comporem a delegação do IFBAIANO.

A seletiva acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de Outubro, com as seguintes modalidades:

Categoria Masculina- Futsal, Futebol Society (Idade a partir de 45 anos), Voleibol e Xadrez;
Categoria Feminina - Vôlei, Futsal, Xadrez e Atletismo.

Interessados procurar o professor Mario para inscrição, no SOSUPE – Data limite 1° de Outubro de 2010.

Atenciosamente,
Prof. Mário Cleber Alves

CAMPUS URUÇUCA PARTICIPA DOS JOGOS ESTUDANTIS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro aconteceu no Campus de Valença o 1º treino da seleção do IFBAIANO nas modalidades: Futebol de campo; Futsal masculino e feminino; Voleibol masculino e feminino; Handebol masculino e feminino e Xadrez masculino e feminino.
Compõem a seleção do IFBAIANO os seguintes alunos do Campus de Uruçuca:
 
Caroline Alves Santos

VOLEIBOL FEMININO
Eduardo de Jesus Silva

FUTEBOL DE CAMPO
Geisiane Velozo Pereira

VOLEIBOL FEMININO
Iago Miranda Fernandes

FUTEBOL DE CAMPO
Leandro Batista dos Santos

FUTSAL MASCULINO
Marcos Bispo Pereira

VOLEIBOL MASCULINO













O treino foi marcado pela dedicação, alegria e vontade dos alunos que buscam no Esporte, não somente a competição, mas a capacidade que o mesmo tem de unir, promover a confraternização, a amizade, a solidariedade e novos conhecimentos sociais e culturais tão necessários para a formação humana.



terça-feira, 21 de setembro de 2010

CURSO DE ENXERTIA DE CACAUEIRO

Será oferecido, dias 22 e 23 de setembro, no IFBaiano Campus Uruçuca, o CURSO DE ENXERTIA DO CACAUEIRO, destinado a agricultores familiares e trabalhadores rurais da região. O curso visa o ensino de três técnicas de enxertia: Borbulhia, Garfagem Lateral e Fenda Cheia.
O curso tem a duração de dezesseis horas, com a emissão de certificado. Segue abaixo, o cronograma de execução do curso:

CURSO
PERÍODO
Mês
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
Enxertia do Cacaueiro
22 e 23
18 e 19
09 e 10
01 e 02





CURSO DE SOLO-CIMENTO CONTRIBUI COM A INTEGRAÇÃO URBANO-SOCIAL DE PROFISSIONAIS DO SUL DA BAHIA

O Núcleo de Agrimensura do IFBaiano Campus Uruçuca ofereceu, no período de 14 a 16 de setembro, na fazenda Nossa Senhora do Jenipapo, em Ibirapitanga, o Curso de Solo-Cimento destinada a engenheiros, técnicos, pedreiros, auxiliares de pedreiro, mestres de obra, ajudantes de pedreiro e trabalhadores rurais. O projeto visa apoiar a construção de habitações populares, dotadas de infraestrutura básica para abrigar famílias, utilizando a tecnologia do solo-cimento.


O solo-cimento é um material obtido através da mistura homogênea de solo, cimento e água, em proporções adequadas e que, após compactação e cura úmida, resulta num produto de baixo custo, com características de durabilidade e resistências mecânicas comprovadas.

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, o Engenheiro Agrimensor Efren de Moura Ferreira Filho, "A tecnologia do 'Solo-Cimento' é aplicada às construções das populações de baixa renda e foi introduzida na comunidade da região cacaueira porque tem como benefícios a economia de tempo e material, bem como facilidade de execução atendendo a segmentos da população na faixa de pobreza, permitindo o uso de mutirões".

A próxima etapa do projeto destina-se à capacitação do público interno do Campus. O cronograma de atividades será disponibilizado, no blog do Campus e no Núcleo de Agrimensura, em breve.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ALUNO DO CAMPUS URUÇUCA É 2º COLOCADO NO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

PREZADOS COLEGAS DO IFBAIANO

Temos o prazer e a honra de parabenizar o aluno EMERSON BRAGA SANTOS, estudante do curso de Tecnologia em Elimentos, pelo 2º lugar no concurso de Fotografia do IF Baiano, com a fotografia "Aula prática de análise de laboratório". Parabéns pelo excelente resultado no concurso! Esperamos novos clicks em breve!

Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para informar que, em relação aos participantes do Festival de Arte e Cultura, os resultados estarão disponíveis, a partir do final do mês de outubro.

MAIS UMA VEZ AGRADECEMOS À PARTICIPAÇÃO DE TODOS!! E CONTAMOS COM O APOIO E PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL DE MÚSICA!!!!


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

I Festival de Música do IFET

Prezados amantes da arte!


É com grande satisfação que o IF Baiano abre inscrições para o  I Festival de Música do Instituto - IFEST!

O festival tem por objetivo promover ações de caráter artístico-musical no âmbito do instituto, além de oportunizar a descoberta de novos talentos e o desenvolvimento cultural dos alunos do instituto.  

O mesmo destina-se aos alunos do nível superior, médio, subseqüente e PROEJA de todos os Campi do IFBAIANO, desde que estejam regularmente matriculados e cursando na data da inscrição.

Inscrições abertas de 14 de setembro a 29 de setembro.

A ficha de inscrição e regulamento estarão disponíveis no sítio do instituto.

Premiação:
1º Prêmio: Uma bateria;
2º Prêmio: Guitarra + Amplificador;
3º Prêmio: Um violão folk elétrico.

Corra!! Inscreva-se já! Clique aqui!

Fonte: PROEX - IF BAIANO

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Novo Blog do IFBaiano Campus Uruçuca (não oficial)

Olá colegas do IFBaiano Campus Uruçuca!

Precisamos movimentar o nosso campo, no que se refere à circulaçao de informações! Por isso, apresentamos o Blog do IFBaiano - Campus Uruçuca (não oficial), pois aguardamos a reformulação do site do instituto, a cargo da reitoria, que nos será enviado em breve.
Assim, contamos com o apoio de todos vocês, com o envio de informações sobre as atividades dos cursos!!

Abraços!!!

Ueila Jesus