segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DO NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA

ATENÇÃO!!


A Coordenação do Núcleo de Estudos em Agroecologia do IF Baiano Campus Uruçuca, torna pública a seleção de estagiários para o Núcleo de Estudos em Agroecologia.
A referida chamada tem por objetivo selecionar 01 (um) estagiário que irá desenvolver atividades orientadas pela Coordenação do Núcleo, durante 08 (oito) meses (fevereiro a outubro de 2011). Os interessados devem inscrever-se na Coordenação de Extensão do
Ao lado seguem os detalhes do processo seletivo.

Abaixo, a ficha de inscrição que deverá ser impressa, preenchida e entregue no SOSUP, na Coordenação de Extensão do Campus, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h.  
PARA MAIORES INFORMAÇÕES, PROCURAR PROF. JOSÉ RODRIGUES, COORDENADOR DE EXTENSÃO.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FIQUE DE OLHO!!!! PROCESSO SELETIVO UNIFICADO IFBAIANO 2011

ATENÇÃO!!!

O prazo final para a a inscrição no teste de seleção do ifbaiano está acabado!! Não perca tempo! Você, que já terminou o ensino medio ou termina agora em 2010 e quer ingressar numa carreira promissora, escolha um dos nossos cursos!!!

AGROPECUÁRIA - 80 VAGAS
AGRIMENSURA - 30 VAGAS
TÉCNICO EM ALIMENTOS - 30 VAGAS

E para você que está concluindo ou já concluiu a 8ª serie, venha cursar o INTEGRADO TÉCNICO E MEDIO EM INFORMÁTICA com 60 VAGAS 

INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE NOVEMBRO!!! INSCREVA-SE JÁ!!!


EDITORIAL

Prezados alunos e funcionários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Uruçuca:

É com muita satisfação que informamos que o aumento do acesso ao blog (não oficial) do Instituto vem sendo cada vez maior, com a participação dos alunos e servidores divulgando seminários, palestras, concursos, oficinas, enfim, todas as atividades que se desenvolvem no IFBaiano. Agradecemos à colaboração de todos pelo compromisso com a educação, com o respeito e a participação sempre positiva.
Dessa forma, em respeito àqueles que contribuem positivamente para o crescimento e fortalecimento desse canal de comunicação, somente abriremos espaço para comentários que estejam no mesmo nível das postagens aqui publicadas, ou seja, comentários inteligentes e construtivos, que ampliem a gama de possibilidades de ação dos membros desse Instituto.  
Isso porque, somente adotando uma postura de ética e respeito para com TODOS, INDETERMINADAMENTE, é que conseguiremos superar obstáculos e crescer pessoal e profissionalmente.

Cordialmente,

Ueila Jesus
Prof.ª IFBaiano - Campus Uruçuca

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ALUNO DE AGROPECUÁRIA DO CAMPUS URUÇUCA PUBLICA MATÉRIA NO INFORMATIVO COOLVAM

O aluno Carlos Magno Bispo Docílio, aluno do 3º semestre do curso de Agropecuária, estágiário técnico Agrícola do Depertamento de Assistência Técnica, da Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri Ltda (Coolvam), , localizada na cidade de Carlos Chagas, em Minas Gerais, publicou matéria intitulada "Como evitar perdas de fertilizantes e corretivos na adubação", na qual são dadas informações acerca dos procedimentos que devem ser tomados ao preparar uma amostra de solo para análise laboratorial, bem como a necessidade de análises peiódicas, pelo menos a cada 2 ou 3 anos ou de acordo com os problemas de fertilidade do solo ou intensidade do uso do mesmo.
Para acessar o informativo on line da Coolvam, visite o site http://www.coolvam.com.br/

terça-feira, 23 de novembro de 2010

3°SEMINÁRIO DE NUTRIÇÃO

Alunos do 2º semestre do curso de Técnico em Alimentos realizam, no dia 01 de dezembro de 2010, no auditório do Campus, Prof. Gregório Bondar, a partir das 13h30min, o 3º Seminário de Nutrição intitulado "Proteínas: carência e excesso e suas consequências". O mesmo é destinado a  alunos, funcionários e professores do Campus de Uruçuca e terá como palestrantes, além alunos do curso de Técnico em Alimentos, a presença da prof.ª Cinara Soares, do IF Baiano campus Guanambi.
A coordenação do evento está a cargo do aluno Emerson Braga. Para maiores informações, procurar o Núcleo de Técnico em Alimentos.
Contamos com a presença do todos!

Colaborador: Emerson Braga - 2º semestre de Técnico em Alimentos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ALUNOS DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS, CAMPUS URUÇUCA, VISITAM FÁBRICAS DE LATICÍNIOS EM ITAPETINGA

Visando aprimorar conhecimentos fundamentais à formação dos alunos de Técnico em Alimentos, Campus Uruçuca, no dia 28 de outubro do corrente ano, foram realizadas visitas técnicas a fábricas de Laticínios da cidade de Itapetinga, a saber, Valedourado, COOLEITE/Veneza e Laticínio Pitty.

A atividade fez parte do cronograma de ações das disciplinas Processamento de Leite I e Instalações e Equipamentos Industriais, coordenada pelos professores das disciplinas, respectivamente, Msc. Josué de Souza Oliveira e Msc. Ivan de Oliveira Pereira.

Na ocasião, os alunos conheceram as instalações, equipamentos, as diferentes operações empregadas em laticínios e acompanharam a industrialização do leite e seus derivados.

IFBAIANO CAMPUS URUÇUCA REALIZA CURSO PARA ALUNOS DE ESCOLA INDÍGENA

Nos dias 08 e 09 novembro, o Campus Uruçuca realiza o curso de Cultivo Orgânico de Culturas Tropicais, voltado para alunos do curso Curso Técnico em Agricultura da Escola Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro. A Serra do Padeiro é uma comunidade indígena localizada no município de Buerarema e está situado na Micro-Região Cacaueira.

O curso tem como objetivo oferecer subsídios para o trabalho com beneficiamento do cacaueiro, frutíferas, horta e adubação.

Foram oferecidas quinze vagas para alunos do curso Técnico em Agricultura da referida Escola. O curso tem a duração de dezesseis horas, com direito a certificado. As aulas ocorrem no auditório do Campus, Gregório Bondar, conforme o programa abaixo:



(Foto disponibilizada pelo Prof. Jakson Prado)
PROGRAMA

Dia
Hora
Conteúdo
Professor
Local
08.11
08:00
Inscrições.
 Abertura, com a presença do Diretor Geral da Escola

Auditório Gregório Bondar

08:30-12:00
Noções do Cultivo e Beneficiamento do Cacaueiro. Clonagem dos Cacaueiros. Palestras e demonstração prática no campo
Carlos Josafá
Jackson Prado/José Vieira
Auditório Gregório Bondar/ Quadra 09

13:30-17:00
Fruticultura Tropical: cultivos do maracujá, cupuaçu e graviola
Pedro Paulo
Auditório Gregório Bondar/ Campo
09:11
08:00-12:00
Adubação orgânica, incluindo compostagem orgânica
Jorge Mafra
Auditório Gragório Bondar/ Horta

13:00-16:30
Instalação de hortas orgânicas
Pedro Brasil
Horta

16:40
Encerramento e entrega de certificados

Auditório Gregório Bondar