quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PROFESSOR DO CAMPUS URUÇUCA ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA SETORIAL NACIONAL DO CACAU

O Professor Durval Libânio Netto Mello, assumiu recentemente a Presidência da Câmara Setorial do Agronégocio Cacau. O mesmo foi eleito por unanimidade entre os membros e irá Presidir sua primeira reunião nos dias 17 e 18 de março, no Auditório da Sede do Ministério da Agricultura em Brasília.

A Câmara Setorial é o orgão responsável pela definição das Políticas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para a Cacauicultura. O novo Presidente disse que irá assumir a Câmara com o desafio de dar continuidade ao programa de agro-industrialização de pequena escala de Chocolate iniciada na gestão do Empresário Fausto Pinheiro, unir o setor em nível nacional e promover a valorização e o consumo do cacau e do chocolate no país, comentou ainda que pretende posicionar ainda mais o cacau como uma cultura “conservacionista” nos biomas Mata Atlântica e Amazônia, e aumentar a competitividade do setor por meio da formação de arranjos produtivos focados no cacau, chocolate, turismo e conservação dos biomas brasileiros.

Segundo o mesmo, o Sistema tradicional de produção de cacau no Sul da Bahia conhecido como Cacau-Cabruca é um sistema de produção, que consiste no plantio de cacaueiros à sombra de árvores da Mata Atlântica após a mesma ter sido raleada (cabrucada do verbo brocar). Esse sistema está presente em todo o Sul da Bahia e foi a causa recente de toda a dívida do cacau ter sido renegociada pela linha de financiamento FNE “Verde” do Banco do Nordeste do Brasil, que tem o objetivo de financiar empreendimentos com ênfase na conservação ambiental.

De acordo com Libânio, “todo sistema de produção agropecuário elimina quase que por completo a biodiversidade, enquanto o Cacau Cabruca foi o cultivo que menor impacto trouxe ao bioma Mata Atlântica, propiciando uma rica sócio-biodiversidade pouco estudada, pouco compreendida e pouco aproveitada. Mas temos a certeza que iremos mudar está realidade, começamos pelo FNE Verde e não vamos parar, pois precisamos reposicionar o cacau e demonstrar a capacidade que tivemos no Sul da Bahia de conciliar produção e conservação”, concluiu.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

I I SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISCIPLINARIDADE – II SEAT

DIVULGAÇÃO DE EVENTO


UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIO-AMBIENTAIS

NUPEAT – Núcleo de Pesquisa e Educação Ambiental e Transdisciplinaridade


I I SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISCIPLINARIDADE – II SEAT


O II SIMPÓSIO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRANSDISPLINARIDADE – II SEAT ocorrerá entre os dias 18 a 20 de maio de 2011, no Campus II da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia-Goiás – organizado pelo NUPEAT - em parceria com a UNIPAZ-GO, UNIVERSO e FACOMB/UFG.
Convidamos a todos(as) para participarem do simpósio que terá várias atividades voltadas para a compreensão da Educação Ambiental e da abordagem Transdisciplinar, além de contemplar temas e atividades correlatas. O evento tem o propósito de constituir referências teóricas e atitudes de natureza afetiva e prática para atender aos desafios ambientais globais. E também, propiciar bases necessárias às mudanças de mentalidade e atuação de cada um de nós para assumirmos nosso compromisso com a grande vida.
Assim, a Educação Ambiental alicerçada na Transdisciplaridade, sob seus pilares: complexidade, diferentes níveis de realidade, lógica do terceiro termo incluído, pode despertar a capacidade de amar que acreditamos ser a maior contribuição para constituição de sociedades sustentáveis, pautadas na equidade social, em harmonia com a teia da vida na nossa Mãe Terra.
As inscrições, limitadas em 250, já estão abertas e podem ser realizadas através do site do evento www.iesa.ufg.br/seat ou na página do NUPEAT www.iesa.ufg.br/nupeat. As inscrições serão efetuadas mediante depósito em conta bancária e preenchimento da ficha de inscrição junto ao site do evento.

Valor das inscrições:
Categorias

Do dia 1/02/2011 a 15/04/2011
Graduados 80,00
Estudantes 40,00

Do dia 16/04/2011 a 18/05/2011
Graduados 100,00
Estudantes 50,00

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

AULA INAUGURAL DO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

No último dia 15, os professores do Núcleo do Ensino Médio Integrado em Informática realizaram a aula inaugural específica para os sessenta alunos do curso, a fim de dirimir as últimas inquietações frente à nova modalidade.
Coordenada pelo professor Daniel Oliveira, a atividade, intitulada "Integrando o integrado", teve como pauta a apresentação do plano de curso, bem como o esclarecimento de dúvidas dos educandos, quanto aos horários de aula, a estadia e uso das dependências do Campus.
Durante a aula foram realizadas dinâmicas de integração, a apresentação de um vídeo sobre o profissional de informática e uma explanação acerca das disciplinas do currículo, pelos respectivos docentes.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RECEPÇÃO AOS ALUNOS DO CAMPUS URUÇUCA

A recepção aos alunos do Campus Uruçuca, realizada dias 14 e 15 de fevereiro, foi marcada pela descontração e integração entre servidores e educandos. Sob a coordenação do professor Cláudio Menandro D'Ávila, juntamente com as professoras Jailda Almeida, Eliane Mattos e da nutricionista Cristiane O. Costa, alunos e funcionários do instituto participaram de reuniões, palestras, dinâmicas de grupo e visitas de campo às dependências da instituição.
As atividades iniciaram-se com uma saudação de boas-vindas do Diretor Geral do Campus, prof. Euro Oliveira, que ressaltou o compromisso da escola com uma gestão participativa, na qual todos são agentes fundamentais para o sucesso das ações desenvolvidas no Campus. Na sequência, foi oferecido um café da manhã, regado com muita música e atrações culturais locais.
Após o café, sob a coordenação da profa. Eliane Matos, houve uma reunião com pais e o corpo docente do Ensino Médio Integrado em Informática para a apresentação das ações e diretrizes adotadas para o ano letivo de 2011.
Ainda pela manhã, a assitente social Elane Neves apresentou o plano de trabalho da assistência social no instituto, que contempla debates e atividades voltadas, dentre outros assuntos, para a defesa dos direitos da criança e do adolescente, contra a violência e a promoção do jovem via parcerias com instituições públicas e participação em processos seletivos.

No dia 15 de fevereiro, pela manhã, foram reafirmadas as propostas do instituto, bem como direitos e deveres discentes, pelo Diretor Euro Oliveira e profas Darci Ferreira e Eliane Matos, numa conversa com todos os alunos do instituto. Por fim, os alunos do curso de Turismo e Hotelaria, sob a coordenação dos professores Diogo Gomes e Rita Gramacho, conduziram os alunos do Médio Integrado em um tour pela área externa do IFBaiano.

JORNADA PEDAGÓGICA IFBAIANO CAMPUS URUÇUCA

O Instituto Federal Baiano Campus Uruçuca marcou o início das atividades acadêmicas de 2011 com a Jornada Acadêmica Campus Uruçuca, ocorrida de 02 a 11 de fevereiro, no auditório e demais dependências do instituto.
As atividades iniciaram-se com uma reunião com o Diretor Geral do Campus, prof. Euro Oliveira, que apresentou o balanço orçamentário 2010-2011, bem como reafirmou a proposta de gestão participativa, em constante diálogo com todos os membros do instituto em prol da unificação e fortalecimento do mesmo. Para tanto, enfatizou a necessidade de organização das atividades através do planejamento acadêmico, com a elaboração de projetos e ações que orbitem sob a tríade ensino-pesquisa-extensão, aproximando alunos e comunidade local.

O período de 07 a 11 de fevereiro contou com a participação da Prof.ª Jesusa Fidalgo, que, representando a PRODIN, apresentou as metas e ações estratégicas para 2011. Na oportunidade, foram apresentadas e discutidas, pelos servidores do Instituto e representante da PRODIN, proposições acerca de melhorias infraestruturais e ações pedagógicas.
Ao longo da semana, a coordenação pedagógica, sob a responsabilidade das professoras Darci Ferreira Santana e Eliane Matos, direcionaram as atividades docentes, oportunizando orientações para o planejamento pedagógico de 2011, que fora construído nos núcleos dos cursos e socializado por seus respectivos representantes em plenária, com a participação de todos os servidores da instituição.
Por fim, houve a articulação das ações para a recepção de boas-vindas aos calouros e veteranos de 2011, a cargo de uma comissão de acolhimento, composta por membros do corpo docente, diretivo e administrativo, sob a coordenação do Prof. Menandro D’Ávila e prof.ª Jailda Almeida. As atividades de recepção, que já são consideradas uma tradição da escola, de acordo com a coordenação, contarão com uma calorosa acolhida, regada de muita informação, carinho, respeito e, é claro, diversão para todos!