segunda-feira, 28 de março de 2011

ALUNOS DO IFBAIANO CAMPUS URUÇUCA FAZEM VISITA TÉCNICA A SALVADOR

Os alunos do curso subsequente em Turismo e Hotelaria do IFBaiano Campus Uruçuca viajam amanhã, 29 de março, para Salvador, a fim de realizar uma visita técnica a diferentes setores da cidade ligados ao atendimento turístico.

De acordo com os professoras Rita Tristão, Chelly Souza, Renata Reis e o professor Diogo Gomes, a proposta da visita é oportunizar aos alunos o contato com a estrutura física de um hotel de negócios e de um hotel de lazer, a saber, Hotel Fiesta e Hotel Mercure, observando seus diversos ambiente, diferenças e similaridades.

Também está prevista visita ao aeroporto com observação da sua estrutura física e tecnológica, bem como o planejamento e gestão das atividades aeroportuárias com ênfase na segurança, devido à  sua referência em nível nacional. 

Ainda segundo os docentes responsáveis pela atividade, como parte dos alunos não conhece Salvador, a visita é uma grande oportunidade de ampliar seus horizontes, com a realização de um City Tour pelo Centro Histórico de Salvador, identificando os principais atrativos turísticos do local, a exemplo da Fundação Casa de Jorge Amado, da Igreja do Rosário dos Pretos, do Convento do Carmo, do Museu de Gastronomia, dentre outros.

Colaboração: Núcleo de Turismo e Hotelaria

quinta-feira, 3 de março de 2011

PROGRAMA "PARCEIROS VITAE" DE APOIO AO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO ABRE SELEÇÃO DE PROJETOS

O "Parceiros Vitae" é um programa de Apoio ao Ensino Técnico e Agrotécnico em parceria com a fundação Lemann, Instituto Unibanco, Itaú-BBA e Vitae.

O Programa realiza investimentos em ações voltadas para a instalação, complementação ou integração de ambientes de aprendizagem, ampliação de recursos didáticos e acervos bibliográficos, e formação ou aperfeiçoamento do corpo docente. Essas ações devem estar relacionadas com o aperfeiçoamento da escola em tecnologias básicas ou tecnologias avançadas, tais como tecnologia de informação e comunicação de dados, programação em microinformática, automação da produção e controle de processos. As inscrições para a submissão de projetos estão abertas até o dia 23 de março, impreterivelmente.
Para maiores informações, visite o site: http://fatgestao.org.br/programa-parceiros-vitae/sobre.asp

Fonte: Programa Vitae

terça-feira, 1 de março de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!

Para visualizarmos melhor os aniversariantes, vamos postá-los na área de notícias. Felicidades a todos!! 

ANIVERSARIANTES  DE MARÇO


NOME
DATA
ELCK CARVALHO
01.03
VALDOMIRO VIEIRA
04.03
JOSE JOAQUIM ARGOLO
07.03
JUSSARA VASCONCELOS
19.03
CARLOS JOSAFÁ
22.03
JAIRO SILVEIRA COUTO
23.03
WASHINGTON GONÇALVES
24.03
GILDAZIO ARGOLO
25.03
CLEONALDO LIMA
26.03


NÚCLEO DE GESTÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO – CAMPUS URUÇUCA

Divulgando:

I N F O R M E ! ! !
                No dia 25 de fevereiro recente, no Campus Catu, os Coordenadores de Pesquisa dos Campi do IFBaiano reuniram-se com o Pró-Reitor de Pesquisa e Diretora de Pesquisa deste Instituto. A pauta da reunião foi apresentada pelo Pró-Reitor de Pesquisa, conforme descrição a seguir. Este INFORME tem como objetivo relatar para os docentes do Campus Uruçuca as principais discussões, deliberações e desdobramentos da reunião, bem como requerer dos colegas um encaminhamento relativo ao item III deste INFORME.   

I – Programação Apresentada para Reunião
1.       Abertura – Prof. Vandemberg Salvador
2.       Apresentação dos Coordenadores
3.       Avaliação Escrita do Exercício 2010 (comentários, críticas e sugestões)
4.       Divulgação do Programa de Bolsas – 2011 (ICjr – IC – Projetos de Professores)
5.       Divulgação das Ações PROPES (Pró-Reitoria de Pesquisa) - 2011
6.       Edital de Pesquisa – 2011
7.       Informes Gerais
7.1   – Ponto de Corte
7.2   – Participação em Editais
7.3   – Outras ações da PROPES
II – Quanto a Abertura e Apresentação dos Coordenadores
                O Pró-Reitor de Pesquisa iniciou sua fala comentando sobre a indicação do seu nome para Pró-Reitoria de Pesquisa. Em seguida enfatizou uma fala do Reitor sobre os cortes no orçamento dos Institutos Federais.
Estiveram presentes na reunião os Coordenadores de Pesquisa dos seguintes Campi: Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Senhor do Bonfim (enviou representante), Valença.

III – Quanto a Avaliação Escrita do Exercício 2010
O Pró-Reitor de Pesquisa solicitou dos Coordenadores de Pesquisa que fizessem comentários, críticas e sugestões referentes às atividades de pesquisa nos Campi. A estratégia utilizada pelo Pró-Reitor foi de ouvir as queixas dos colegas. As queixas verbalizadas pelos Coordenadores de Pesquisa foram semelhantes, destacando-se as seguintes:
a) Falta de infra-estrutura laboratorial para desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas;
b) Infra-estrutura precária das Unidades Educativas de Produção (UEPs), destacando-se os Campi oriundos das Emarc´s. Entende-se que as UEPs bem estruturadas servem, além de laboratório de desenvolvimento de aulas práticas para cursos técnicos e de graduação, de laboratório para o desenvolvimento de pesquisas agropecuárias e/ou agroindustriais, bem como para o desenvolvimento de atividades de extensão;
c) A comunicação entre Pró-Reitoria de Pesquisa e Coordenação de Pesquisa dos Campi precisa melhorar;
d) As atribuições dos Coordenadores de Pesquisa e demais Coordenações dos Campi precisam ser definidas, da mesma maneira que precisa ser definida também a distribuição das funções gratificadas nos Campi, uma vez que tal distribuição é diferenciada entre os Campi e entre coordenadores nos Campi;
e) O ambiente de trabalho disponibilizado para as Coordenações de Pesquisa (e também de Extensão) precisa ser melhorado, pois a maioria dos Coordenadores não dispõe de sala, mesa, armário, computador, impressora etc;
f) A distribuição orçamentária dos Campi e Reitoria, no que diz respeito ao montante do orçamento que vem sendo destinado para o desenvolvimento da pesquisa, deveria ser repensada, haja vista da importância que tem a pesquisa para o Instituto e suas ações estratégicas.

                Os coordenadores de pesquisa do Campus Catu e Campus Uruçuca fizeram comentários verbalmente sobre as questões supracitadas, mas não entregaram a avaliação escrita, preferiram encaminhar um documento formal para a Pró-Reitoria de Pesquisa do IFBaiano após ouvir seus pares de representação. Neste sentido, coloco-me a disposição dos colegas docentes do Campus Uruçuca para dialogarmos sobre estas questões e demais questões contidas neste Informe, e/ou que encaminhem suas críticas e sugestões para concatenarmos as mesmas em um documento a ser encaminhado para a PROPES até sexta-feira próxima (04/03/2011). Ressalta-se que o objetivo do referido encaminhamento é contribuir de forma participativa com o desenvolvimento da pesquisa nos Campi do IFBaiano.

IV – Quanto a Divulgação do Programa de Bolsas - 2011
O Pró-Reitor de Pesquisa apresentou o programa de bolsas aprovado pelo Conselho de Dirigentes para o ano 2011, sendo este composto por: a) Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICjr); b) Bolsa de Iniciação Científica (IC); e c) Projetos de Professores.
Os recursos serão financiados com orçamento da Reitoria e dos Campi. Destaca-se que do total de projetos e bolsas apresentados no Programa de Bolsas 2011, os Campi terão um quantitativo de projetos e bolsas definido em função ao número de alunos matriculados em cada Campus. Sendo assim, o Campus Uruçuca disporá este ano de quatro projetos e oito bolsas de ICjr para a pesquisa, e a mesma quantidade de projetos e bolsas para a extensão.

a) Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior

Tabela 1 – Projetos ICjr dos Campi do IFBaiano em 2011.

Quantidade
Valor (R$)
Investimento (R$)
Fonte
50
1.000,00
50.000,00
Reitoria


Tabela 2 – Bolsas ICjr dos Campi do IFBaiano em 2011.

Quantidade
Valor (R$)
Parcelas
Investimento (R$)
Fonte
100
120,00
06
72.000,00
Campus


                Os Coordenadores de Pesquisa sugeriram que o valor da bolsa aprovado (R$ 120,00) fosse readequado para o valor de referência estadual e nacional, que é de R$ 100,00. Tal medida possibilitará o aumento na quantidade de projetos (Tabela 1), passando de 50 para 55 projetos, e de bolsas (Tabela 2), passando de 100 para 110 bolsas. A referida sugestão foi aceita por unanimidade e ficou a cargo da PROPES desdobrar esta deliberação.

b)Programa de Bolsas de Iniciação Científica (apenas para alunos de graduação)
Tabela 3 – Projetos IC dos Campi do IFBaiano em 2011.

Quantidade
Valor (R$)
Investimento (R$)
Fonte
15
2.000,00
30.000,00
Reitoria


Tabela 4 – Bolsas IC dos Campi do IFBaiano em 2011.

Quantidade
Valor (R$)
Parcelas
Investimento (R$)
Fonte
30
240,00
06
43.200,00
Campus


O programa de bolsas de IC é destinado apenas para os Campi que têm alunos de graduação cursando o 3º período. Houve uma discussão sobre a possibilidade de contemplar com este programa os alunos do Campus Santa Inês, os quais estariam cursando o 3º período no segundo semestre.  Para tanto, haveria necessidade de lançar o edital de IC apenas no final deste primeiro semestre para iniciação dos projetos no início do segundo semestre, de maneira que os projetos fossem finalizados até dezembro de 2011, não podendo mais se estender o prazo de finalização dos projetos para o exercício seguinte. Considerando-se que esta modificação implicaria em alteração do orçamento da Reitoria e do Campus Santa Inês, pois haveria necessidade de aumento da quantidade de projetos e de bolsas, a PROPES ficou encarregada de aprofundar esta discussão com a Reitoria e Diretores dos Campi, principalmente com o Diretor do Campus Santa Inês.
Em relação ao valor da bolsa (R$ 240,00) destacou-se que o valor de referência nacional da bolsa de IC é de R$ 360,00 para uma carga horária de atividades de pesquisa de 20 horas semanais. No entanto, o programa de bolsa de IC do IFBaiano prevê uma carga horária de atividades de pesquisa de 10 horas semanais, ou seja, o valor da bolsa de IC do IFBaiano é proporcionalmente maior que o valor de referência nacional.

c) Programa de Projetos de Pesquisa para Professores
Tabela 5 – Projetos de Pesquisa para Professores/Pesquisadores dos Campi do IFBaiano.

Quantidade
Valor (R$)
Investimento (R$)
Fonte
18
5.000,00
90.000,00
Campi


                O programa de projetos de pesquisa para professores foi apresentado como uma inovação da PROPES, que na oportunidade divulgou o quantitativo de professores do IFBaiano segundo a titulação dos mesmos, sendo: 36 doutores, 187 mestres e 122 graduados/especialistas.
                Percebe-se que a quantidade de projetos destinados para este programa não atende às expectativas do corpo docente do IFBaiano, todavia, o mesmo foi bem recebido pelos Coordenadores de Pesquisa e entendido como uma ação de estímulo para os docentes, pois é mais uma oportunidade para submissão de projetos de pesquisa. Destacou-se, contudo, que algumas questões a respeito do desenvolvimento deste programa ainda precisam ser esclarecidas e/ou discutidas, principalmente no que diz respeito à forma com que serão desenvolvidos os projetos e a forma com que poderão ser utilização os recursos.
                A PROPES informou que nos próximos dias estaria trabalhando na elaboração dos editais do Programa de Bolsas 2011. Neste sentido, foi sugerido por um Coordenador de Pesquisa e aceito pela maioria dos presentes que os projetos sejam enquadrados em apenas quatro áreas temáticas: Agrárias; Ciências da Natureza; Exatas; e Humanas, Letras e Artes. Acredita-se que todas as áreas de conhecimento do IFBaiano se enquadre em pelo menos uma destas quatro grandes áreas.

V – Quanto a Divulgação das Ações PROPES - 2011
                O Pró-Reitor de Pesquisa apresentou as seguintes metas da PROPES – 2011, destacando-se as Atividades em Execução:
- Regulamentação de carga horária de pesquisador;
- Programa de apoio regular e participação em eventos científicos;
- Apoio regular a publicações científicas;
- Programa de bolsas para pesquisadores;
- Eleição do conselho de ética em pesquisa;
- Programa de apoio a publicações-revistas;
- Acesso ao portal periódico da Capes para os Campi- Emarc
- Categorização do Pesquisador
                 Em relação às atividades em execução da PROPES para 2011, a “regulamentação de carga horária de pesquisador “(primeiro item da lista) e “categorização do pesquisador” (último item) são co-relacionados e polêmicos, de maneira que não houve avanço nas discussões sobre estes dois pontos.
                OS demais pontos foram apresentados sem muitas discussões também, sendo que no item “Programa de apoio a publicações-revistas”, três Coordenadores de Pesquisa (Campi: Teixeira de Freitas, Santa Inês e Itapetinga) se comprometeram em apresentar projeto a PROPES para criação de uma revista Institucional.
                Outras ações foram apresentadas pelo Pró-Reitor de Pesquisa, sendo: disponibilização de 9 kits topografia para os Campi; georreferenciamento dos Campi, workshop GNSS/GRS e topografia contemporânea (confirmado um no Campus Valença).
                Em relação a III MIC (2011), com a realização programada para o Campus Uruçuca, foram discutidos os seguintes pontos:
- manutenção ou não da logomarca utilizada da II MIC;
- dificuldades vivenciadas para a realização da II MIC, destacando-se a questão orçamentária;
- planejamento para realização da III MIC
                Em relação à logomarca da III MIC, preferiu-se aprofundar as discussões em outro momento.
Quanto às dificuldades vivenciadas para a realização da II MIC, foi destacado que além da “trabalheira”, o maior problema enfrentado foi com a liberação do orçamento. Foi informado que a previsão inicial de participantes era para mil pessoas, e a necessidade orçamentária de 280 mil reais. O orçamento previsto foi reduzido para 190 mil reais, sendo liberado pela SETEC  140 mil reais. Houve ainda um recurso de cerca de 7 mil reais proveniente de aprovação de projeto para realização de eventos.
Em relação ao planejamento para realização da III MIC, no Campus Uruçuca, salientou-se a preocupação proveniente do corte no orçamento dos Institutos Federais. Outrossim, a partir de março a PROPES e a Coordenação de Pesquisa do Campus Uruçuca estarão iniciando os trabalhos de planejamento e realização da III MIC. Entre as principais ações a serem contempladas para a realização da III MIC, destacando-se a troca de experiência com a comissão organizadora da II MIC, salienta-se: registro dos trabalhos no ISSN; participação em editais para promoção de eventos; conquistar patrocinadores para confecção de materiais.

VI – Quanto ao Edital de Pesquisa – 2011
                A PROPES informou que nos próximos dias estaria trabalhando na elaboração dos editais de pesquisa, relacionados ao Programa de Bolsas 2011.

VII – Quanto aos Informes Gerais
                Em relação ao Ponto de Corte (subitem 7.1) e Participação em Editais (subitem 7.2), houve uma discussão a respeito dos problemas ocorridos no ano passado, sendo sugerido o aprofundamento das discussões no sentido de repensar as ações desenvolvidas anteriormente quanto ao ponto de corte, orientação na elaboração dos projetos, avaliadores de projetos, gestão dos recursos para projetos e bolsas, e problemas relacionados à realização da II Mostra de Iniciação Científica (II MIC).
                A PROPES informou que o IFBaiano tem atualmente quatro grupos de pesquisa registrados junto ao CNPq, sendo os mesmos coordenados por docentes do Campus Catu, sendo: Multidisciplinar em Educação Profissional (Profª Simone); Multidisciplinar em Informática Aplicada (Prof. André); Pesquisa em Agricultura Irrigada (Prof. Gessionei); Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Profª Nelma). O Prof. Gessionei informou que há mais dois grupos de pesquisa no Campus Catu (Agroclínica e Impactos Ambientais; e Políticas, Saberes e Formação de Professores), destacando que os todos os grupos de pesquisa supracitados estão abertos para participação de docentes dos demais Campi do IFBaiano como também para docentes e/ou pesquisadores de outras instituições.
A PROPES informou também que o procedimento utilizado para criação de grupos de pesquisa junto ao CNPq é feito através de encaminhamento de projeto do proponente para a Coordenação de Pesquisa dos Campi seguindo desta à PROPES, a qual irá avaliar o requerimento.
Em relação à apresentação do Relatório Final dos projetos de pesquisa aprovados em 2010, foi feita uma solicitação pela Coordenadora de Pesquisa do Campus Guanambi, para a prorrogação de prazo para apresentação do referido relatório. A solicitação foi aceita e o prazo de entrega do Relatório Final foi prorrogado para o dia 20 de março de 2011. Ressalta-se ainda como orientação para os professores orientadores que: a) o modelo de Relatório Final seja o mesmo utilizado no Relatório Parcial; b) que os professores orientadores dos projetos nos Campi vinculados às Emarc´s deverão ser orientados a respeito da prestação de contas e apresentação das notas fiscais junto ao setor financeiro da Reitoria, uma fez que estes Campi não são unidades gestoras; c) que os relatórios sejam entregues em duas vias aos Coordenadores de Pesquisa, para que seja arquivada uma cópia na Coordenação de Pesquisa do Campus e enviada outra cópia para a Pró-Reitoria de Pesquisa.
VIII – Considerações Finais
                Considero que a reunião ora relatada foi importante e proveitosa. No entanto, para que a gestão da pesquisa esteja a contento das nossas expectativas, sendo esta uma responsabilidade de todos, aproveito a oportunidade para me colocar à disposição dos colegas no sentido de atendermos a solicitação da PROPES quanto à avaliação escrita do exercício 2010 (comentários, críticas e sugestões), cujo objetivo principal é contribuirmos de forma participativa para o desenvolvimento da pesquisa no IFBaiano, em especial.   
Uruçuca, 28 de fevereiro de 2011.

Prof. Geovane Barbosa do Nascimento
Coordenação de Pesquisa – Campus Uruçuca