terça-feira, 31 de maio de 2011

CAMPUS URUÇUCA OFERECE CURSOS TÉCNICOS EAD EM LOJÍSTICA E TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

FIQUEM LIGADOS!!!
 
O campus estará oferecendo os cursos Técnico - EAD em Técnico Logística e Técnico em Segurança do Trabalho no turno noturno a partir do dia 25/07/11. As inscrições assim como o edital e demais informações encontram-se no endereço eletrônico: http://concursos.ifbaiano.edu.br/

terça-feira, 24 de maio de 2011

TODOS OS PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS URUÇUCA APROVADOS

Os cinco projetos de extensão encaminhados pelo campus Uruçuca foram selecionados e serão contemplados pelo programa de bolsa de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior. Os projetos selecionados foram:

Divulgação em meio digital do perfil dos produtos gastronômicos regionais derivados do cacau na Costa do Cacau.
Professor Diogo Antonio Queiroz Gomes
Bolsistas: Niebly Loren Tofolo Silva e Jamile Santos Chagas 

GESTÃO DE RESÍDUOS NO CAMPUS URUÇUCA DO IFBAIANO: SEGUNDA ETAPA – PROPOSIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES A PARTIR DA METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Professor Geovane Barbosa do Nascimento
Bolsistas: Caio Silveira Ferreira e Cristofem Rebolso Fontes 

LEVANTAMENTO DE HORTAS COMUNITÁRIA E FAMILIAR EM ÁREAS URBANA E PERIURBANA NOS MUNICÍPIOS DE URUÇUCA, ILHÉUS E ITABUNA-BA
Professora Elizene Damasceno Rodrigues Soares
Bolsistas: Dirlan Dorme Vieira dos Santos e Ricardo Santos Souza 


IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS DEMANDAS PRIORITÁRIAS DE COMUNIDADES RURAIS PRÓXIMAS AO CAMPUS URUÇUCA DO IFBAIANO: primeira contribuição para elaboração de um projeto mais abrangente
Professor: Geovane Barbosa do Nasicmento
Bolsistas: Eliomar Santos Melo e Silas Santos da Silva 

POPULARIZANDO O XADREZ NO IF BAIANO – CAMPUS URUÇUCA
Professor: THIAGO LEONARDO BASTOS DA SILVA
Bolsistas:DANILO ALVES DOS SANTOS e RICARDO ANDRADE ABDON

Parabéns e bom trabalho a todos!

I Show de Talentos do IFBaiano Campus Uruçuca

Foi realizado na última sexta-feira, dia 20/05 o I Show de Talentos do IFBaiano, com a turma do 3º semestre de Turismo e Hotelaria. O evento foi o trabalho final das disciplinas de Língua Inglesa e Espanhola, respectivamente, Ueila Jesus e Maria Élia e chamou a atenção de diferentes setores do campus.

A atividade teve como objetivo dinamizar o ensino de língua estrangeira no instituto, oportunizando aos educandos o contato com a língua-alçvo de forma contextualizada, para uma aprendizagem mais efetiva. Durante a execução do trabalho, a turma foi dividida em equipes que trabalharam na produção, divulgação, cobertura (reportagem) e apresentação do evento.

O evento foi realizado no auditório Gregório Bondar e, apesar de, inicialmente, ter sito planejado para ser uma atividade da disciplina de línguas estrangeiras, voltado para os alunos de Turismo, despertou o interesse de alunos e funcionários do campus que compareceram ao auditório para prestigiar a execução do trabalho e a apresentação dos alunos, que interpretaram canções internacionais, nos idiomas anglossaxônico e hispânico.

O evento seguiu os trâmites de um verdadeiro show de talentos, com a presença de jurados, belas interpretações dos partcipantes, premiação e o frenesi de um público caloroso.

Houve ainda apresentação de um grupo de Hip-Hop formado por jovens da comunidade uruçuquense, a participação da aluna Gabrielle Ramos, do curso de Técnico em Alimentos, que abriu o evento, a apresentação do aluno Fabrício Lima, egresso, formado em 2010 e atualmente vinculado à prefeitura de Canavieiras além da apresentação das professoras das disciplinas de línguas, que cantaram músicas nos dois idiomas.

Parabéns a todos os envolvidos, que direta e/ou indiretamente, fizeram com que a atividade se tornasse um show! Abaixo, mais algumas fotos! 


As vencedoras do I Show de Talentos,
as alunas Elaine e Chirlli. 

 

 

   
As vice-campeãs Edicléia e Rosiery

As apresentadoras Jerlane e Patrícia
Aranha



As alunas Laíza, Laiane, Patrícia Mª e
Nathália - grupo "Up Grade"


Os alunos Fabrícia Dantas e Iulle 


sexta-feira, 20 de maio de 2011

IFBaiano firma parceria com Camarões

Nos dias 16 e 17/05, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Uruçuca, recebeu a visita da delegação de representantes da República de Camarões para firmar convênio entre o IFBaiano e a Escola Prática de Agricultura de Binguela (EPAB).
A delegação camaronesa foi coordenada pelo presidente da Câmara de Agricultura, Pecuária, Pesca e Silvicultura, Janvier Mongui Sossomba, e integrada pelos diretores da Escola de Prática de Agricultura de Binguela (EPAB), Michel Abega e Bienvunu Essomo; o diretor de Estudos e Projetos de Cooperação, Djimi Evaly; o diretor América do Sul do Ministério das Relações Exteriores de Camarões e membro do Comitê de Acompanhamento da EPAB, Thierry Ndoe Messi, e do chefe do Serviço de Relações Exteriores, Paulin Martial Tchenzette.
No dia 16/05, foi realizada reunião que contou com a participação dos representantes camaroneses e do IFBaiano e Comissão Executiva do Plano da Lavoura cacaueira (CEPLAC), a saber, o reitor do IF Baiano, Sebastião Edson Moura, o diretor do Campus Uruçuca, Euro Araújo de Oliveira, o superintendente da CEPLAC na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa, e o coordenador do Centro de Educação da CEPLAC, Eduardo César Almeida Lavinsky. Após o encontro a delegação foi convidada a conhecer as dependências do campus.
No dia 17/05, foi assinado um Protocolo de Intenções entre as instituições. O objetivo foi firmar a parceria Camarões – Brasil através de uma atuação conjunta para a formação de profissionais de agropecuária (técnico de nível médio ou de educação superior), troca de tecnologias no campo da Educação Profissional e Tecnológica e de outras experiências técnico-científicas na área agrícola e pecuária.
Os primeiros contatos foram estabelecidos em 2006, com o apoio da CEPLAC, e visam a reestruturação da escola camaronesa seguindo o modelo de ensino técnico e tecnológico da antiga EMARC, atual IFBaiano Campus Uruçuca. A mesma foi fundada na década de oitenta e recebia subsídios da União Européia.
Camarões é o quinto maior produtor de cacau do mundo, com cerca de 125 mil toneladas. A agricultura constitui a chave da economia do país, representando 40% do PIB e fornecendo 70% das exportações em valores. Camarões ainda produz: café, algodão, borracha, madeira de lei, feijão, amendoim, trigo, banana, óleo de dendê, lã. Destacam-se também o setor pesqueiro e de pecuária. Camarões é um país de auto-suficiência alimentar. Até a década de 80 vivia da agricultura e da exportação de cacau e café. Os principais parceiros comerciais, segundo dados disponibilizados no site da embaixada, são França, Alemanha, EUA, Bélgica, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Itália e Espanha.
O Protocolo de Intenções assinado na última terça-feira (17/05) prevê novas visitas e reuniões entre seus representantes. Atualmente, estuda-se um novo encontro na sede da EPAB, em Binguela, na esfera de acordo com Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

I SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS


Foi realizado entre os dias 17, 18 e 19 de maio, o I Simpósio de Tecnologia de Alimentos – SIMTAL – do Campus Uruçuca.         Dia 17, pela manhã, houve o credenciamento dos inscritos e entrega de materiais. No período vespertino, foi dado início às atividades do I SIMTAL (Simpósio de Tecnologia de Alimentos) do IF Baiano Campus Uruçuca, promovido pelo NUTEC (Núcleo de Tecnologia e Alimentos), com a cerimônia de abertura realizada no auditório Gregório Bondar. (Campus Uruçuca-Ba).

O evento teve como mestre de cerimônia a professora Eliane Mattos, Coordenadora de Ensino, que coordenou a composição da mesa de abertura composta pelo reitor do IFBaiano, Sebastião Edson Moura, o diretor do campus Uruçuca, Euro Araújo; Josué Oliveira, Coordenador do NUTEC; José Rodrigues, Coordenador de Extensão do Campus Uruçuca e a prof.ª Darci Ferreira, diretora do DGE (Diretoria Geral de Ensino). Em seguida foram realizadas Breves explanações dos mesmos. O reitor citou as dificuldades atuais para a realização de grandes eventos em todo o Instituto, no entanto, deu ênfase ao acontecimento de outros eventos, a exemplo dos jogos no final do mês de maio no Campus de Teixeira; professor Euro Araújo, diretor geral do campus, deu início a sua fala parabenizando o Núcleo de Alimentos pela inovação, fazendo com que os alunos saíssem da rotina de sala de aula e pela superação em realizar o evento mesmo com as dificuldades existentes; Darci Ferreira parabenizou o núcleo e alunos pelo empenho; José Rodrigues comentou que o NUTEC trabalhou muito mesmo com dificuldade e que “sem alimento nada é possível”.
A mesa foi desfeita após Josué Oliveira saudar a mesa, contar a história do curso de alimentos, relatar a importância dos alunos e a presença e apoio de Francisco Calasans – representante ABC Comércio e Representação LTDA - para a realização do evento, bem como das demais empresas que apoiaram a iniciativa, a saber, Cargil, Mucibaby, Bela Vista e demais empresas e todos os setores do Campus de Uruçuca que apoiaram direta ou indiretamente.
Na sequência, houve a palestra do Sr. Lúcio Xavier, Supervisor de Análise Sensorial da  Cargil, com o tema “Cacau, processamento e qualidade”, tendo como facilitadora a Prof.ª Gildeci F. da Silva. Num segundo momento, houve palestra com o prof. Durval Mello, intitulada “Produção sustentável de alimentos”. Sua fala pontuou as tendências na área de sustentabilidade, citando o contexto sócio-histórico e econômico que fomentou o pensamento sustentável na produção de alimentos. A palestra foi mediada pelo Prof. José Rodrigues. Ao final, houve apresentação cultural, com os alunos Cláudio Vinicius Pinto de Araújo e José Paulo Santana (3º sem. Curso técnico de Agrimensura).
Na quarta-feira, dia 18/05/2011, foi dado continuação as atividades do I SIMTAL com a exposição de pôsteres, produtos originários da fábrica do campus como: geléias, iogurte, doce de leite, assim como produtos e serviços para análises rápidas na área de microbiologia no auditório Gregório Bondar (Campus Uruçuca-Ba).
            O dia foi marcado de palestras e minicursos. A primeira, intitulada “Higienização na Indústria de Alimentos”, teve como explanador Francisco Calasans, representante da ABC Comércio e Representação LTDA. Os minicursos ocorreram no período da tarde simultaneamente, sendo: “Os Produtos da Banana produzidos pelo Tachão de Ubatuba”, ministrado por Cláudio Carmona (supervisor de vendas da fábrica Tachão de Ubatuba); “Gestão Ambiental na Indústria de Alimentos”, tendo como facilitador Frederick Coutinho de Barros, mestrando em Ciências Ambientais-UESB e “Aplicação de Testes Rápidos em Análises Microbiológicas”, ministrada por Francisco Calasans, no qual foram apresentadas várias formas de análises rápidas em diversos tipos de alimentos, bem como os materiais para com sua aplicação.
Ao final do evento, foram entregues os certificados aos participantes do evento.

 

terça-feira, 10 de maio de 2011

EMARC - CAMPUS URUÇUCA - COMEMORA 46 ANOS


 
A antiga Escola Media de Agropecuária Regional da CEPLAC, EMARC, atual IFBaiano Campus Uruçuca comemora 46 anos de criação, com atividades esportivas e cívicas com alunos, servidores e comunidade.
A data será marcada com asteamento da bandeira e apresentação do hino nacional. No final da tarde, será realizado torneio de futebol com a participação de servidores da EMARC e moradores da cidade de Uruçuca.

Parabéns por mais um ano de vitórias!
Fonte imagem: http://www.obarecados.com/