sábado, 11 de junho de 2011

I SEMINÁRIO DE TURISMO DO IFAIANO CAMPUS URUÇUCA

O Núcleo de Turismo do IFBaiano Campus Uruçuca realizou nos dias 07 e 08 de junho o I Seminário de Turismo do IFBaiano, com a participação de representantes do turismo regional do Sul e Extremo Sul baiano.

Jorge Rasta (Casa do Boneco) e Profª Renata Janeiro
Mesa-redonda sobre turismo étnico e de base comunitária

As discussões versaram desde a atuação pública na área turística regional, incentivos e políticas de fomento, com presenças como a de Cinira Farias – Sec. Turismo Uruçuca, dentre outras personalidades atuantes na Costa do Cacau, passando pelo debate sobre Turismo Étnico e de Base Comunitária, com profissionais atuantes na área a mais de uma década, a exemplo dos profissionais da casa do Boneco de Itacaré, referência no turismo étnico e de base, com repercussão no cenário glocal. Até as tendências e oportunidades de negócios para o profissional de turismo. 



Foram oferecidas minicursos sobre desenvolvimento de trilhas, roteiros de guiamento e planos de negócios envolvendo profissionais, alunos e comunidade.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

INSCRIÇÕES PARA O ENEM ENCERRAM-SE PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Estão abertas, até 10 de junho, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, que terá provas nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições devem ser feitas pela internet, no endereço http://www.enem.inep.gov.br/#.
Para evitar problemas como os ocorridos em edições passadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação contará este ano com os serviços de empresa especializada em gerenciamento e gestão de risco. Um grupo de operações logísticas do instituto atuará ao lado da empresa para garantir segurança em cada etapa do exame, desde a impressão na gráfica até a distribuição e aplicação das provas. A presidenta do Inep, Malvina Tuttman, acompanhará pessoalmente toda a parte de logística e, principalmente, os treinamentos dos aplicadores das provas.
A partir do próximo ano, o Enem terá duas edições. Como estabelece a Portaria nº 110, do dia 18 último, as provas do primeiro semestre serão aplicadas em 28 e 29 de abril. A segunda edição está prevista para novembro, de forma a não coincidir com as eleições municipais de outubro. Para Malvina Tuttman, a decisão de promover duas edições do Enem a partir de 2012 atende a instituições de ensino de todo o país e a população e fortalece a cidadania.
As inscrições para a edição deste ano devem ser feitas na página eletrônica do exame. Mais informações sobre as provas, passo a passo, na página do Inep.

LEMBRE-SE: PARA CONCORRER AO CURSO DE GESTÃO EM TURISMO, A SER OFERECIDO EM 2012, É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO NO ENEM!


Fonte: www.muz.ifsuldeminas.edu.br/ 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A OLIMPÍADA DE AGROPECUÁRIA - IF SUL DE MINAS

flyer-2

Com o tema “Inovação e Sustentabilidade”, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) terá início no segundo semestre de 2011. Mas o período de inscrições já está aí: os estudantes têm até 1º de julho para entrar na lista de participantes. Poderão se inscrever alunos da rede pública e privada, que cursam ensino técnico nas modalidades integrado, concomitante, ou subsequente, nas  áreas de: agropecuária, agricultura, agroecologia,  zootecnia, agronegócio, alimentos e agroindústria.
Realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, em parceria com o setor de agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Obap é a primeira olimpíada a ser realizada por um Instituto Federal e é pioneira no tema. Tem por objetivo estimular a participação dos jovens em atividades de iniciação científica, para o desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas, retornando assim, para sociedade brasileira benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.
O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta ainda, com apoio dos ministérios da Educação e da Ciência.
Como funciona
A competição terá quatro etapas, sendo as três primeiras virtuais com avaliação de múltipla escolha nas áreas de agricultura e zootecnia.  A última será presencial e participarão 50 equipes do ensino médio e concomitante e 10 equipes do ensino subsequente. Os alunos deverão apresentar a resolução de um estudo de caso, proposto pela comissão avaliadora, referente ao tema da Olimpíada.  Com as notas individuais será feita uma média e somada à nota final da equipe.
Aproximadamente 300 alunos participarão, 250 do ensino médio integrado e concomitante e 50 do ensino subsequente. As equipes serão compostas por quatro alunos e um orientador. As 15 melhores equipes na modalidade ensino médio integrado ou concomitante e subsequente receberão medalhas, as três melhores  no geral, na modalidade ensino médio integrado ou concomitante receberão troféus. Já a equipe classificada em 1º lugar participará em 2012 da IESO (Internacional Earth Science Olympiad), competição anual de ciências da terra, que será realizada no Japão.
As equipes serão compostas por 5 pessoas de uma mesma instituição com participação obrigatória de um professor orientador e 4 alunos. O professor será o representante oficial para efetuar a inscrição e deverá preencher os dados de todos os integrantes da equipe exclusivamente via internet no sítio eletrônico da OBAP (www.ifsuldeminas.edu.br/~obap) .

Fonte: http://www.ifbaiano.edu.br/

10ª FEMMIC ABRE INSCRIÇÃO DE MINICURSOS E OFICINAS

Estão abertas  até o dia 10/06 as inscrições para professores que desejarem ministrar minicursos e oficinas na 10ª FEMMIC (10ª Feira dos Municípios e 1ª Mostra de Iniciação Científica do Campus Catu). Para inscrever-se o interessado precisa apenas preencher o formulário constante em www.ifbaiano.edu.br/femmic (acessar o link “minicursos e oficinas”).
Os professores que tiverem sua proposta aprovada e residirem distante do IF Baiano Campus Catu, poderão ter diárias para custeio da estadia nos dias em que estiverem ministrando o minicurso/oficina. O evento ocorrerá entre 24 e 26 de agosto e será voltado para Iniciação Científica, Iniciação Científica Jr e envolverá participantes de várias escolas e universidades. Estão previstas outras atividades como conferências, palestras, apresentação de pôsteres, atividades culturais, entre outros.
A 10ª Feira dos Municípios e 1ª Mostra de Iniciação Científica do IF Baiano é uma iniciativa dos Núcleos de Pesquisa e de Extensão do Campus Catu, que tem por fim incentivar e promover a iniciação científica no ensino médio, técnico e superior na microrregião e nos demais campi do instituto. Mais informações em: www.ifbaiano.edu.br/femmic

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Terceira edição dos Jogos Estudantis começa nesta segunda, 30/05

A III edição Jogos Estudantis do Instituto Federal Baiano (JEIF) ocorrerá entre os dias 30 de maio e 04 de junho no Campus Teixeira de Freitas. As competições serão realizadas nos Ginásio Poliesportivo Municipal, nas quadras do Clube Jacarandá e do Campus  Teixeira de Freitas e no campo de Futebol Tancredão.

Estima-se que estejam envolvidos 384 atletas, de todos os campi, nas competições divididas em 7 modalidades para masculino e feminino: Futsal, Volei, Handball, Futebol de Campo, Basquete, Xadrez e Corrida Rústica. A premiação para os colocados em cada modalidade será feita com a entrega de medalhas e troféus para os 1º e 2º colocados. Os demais colocados receberão troféus especiais de honra ao mérito.

Os jogos são abertos para a comunidade. O acesso será mediante a entrega de 1 quilo de alimento não perecível.

Os JEIF objetivam a formação profissional e o desenvolvimento integral do corpo discente. De acordo com a Pró–Reitoria de Extensão, a prática desportiva poderá oportunizar aos estudantes atividades educativas e prazerosas, nas quais terão a finalidade de aprimorar o aprendizado e possibilitar a formação de conceitos básicos de cidadania, com benefícios para a saúde e a qualidade de vida.

Confira tabela dos jogos.

-- 
-------------------------

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano 

Rua do Rouxinol, 115 Bairro:Imbuí Salvador/BA 

CEP 41.720-052 Tel: +55-71- 3186-0045 Fax:+55-71-3186-0017  

http://twitter.com/IFBaianoOficial

www.ifbaiano.edu.br
_______________________________________________
Todos mailing list
Todos@listas.ifbaiano.edu.br
http://listas.ifbaiano.edu.br/cgi-bin/mailman/listinfo/todos

I FÓRUM DE TURISMO DO IFBAIANO

O Núcleo de Turismo e Hotelaria do IFBaiano Campus Uruçuca realiza o I Fórum de Turismo do IF Uruçuca. O evento será realizado nos dias 07 e 08 de junho, no auditório e demais dependências do campus e vai contar com a participação de representantes da área de turismo do Sul e Extremo Sul da Bahia.

A programação conta com palestras, mesa-redonda e minicursos que vão desde o envolvimento do poder público no desenvolvimento do turismo da Costa do Cacau, passando pela discussão do turismo étnico e de base comunitária até as perspectivas de trabalho na área turística.

As inscrições estão abertas e, para maiores informações, deve-se entrar em contato com o Núcleo de Turismo, tel.: 3239 - 2121, ramal 224.

Abaixo, a programação geral do evento:

07/06 (terça):
08:00 - 09:00 Credenciamento
09:00 - 10:00 Cerimônia de Abertura
10:00 - 11:30 Mesa redonda 1 – Atuação do Poder Público para o Desenvolvimento do Turismo na Costa do Cacau (Cinira Farias – Sec. Turismo Uruçuca, Karlla – Sec. Câmara Técnica da Costa do Cacau
11:30 - 13:30 Almoço
13:30 - 15:00 Mesa redonda 2 - Turismo Étnico e de Base Comunitária (Sayonara – Casa do Boneco – Itacaré, Renata Oliveira – UNEB – Eunápolis)
15:30 - 16:00 Coffee break
16:00 - 18:00 Programação Cultural – Casa do Boneco - Itacaré

08/06 (quarta):
08:30 - 10:00 Mesa redonda 3 - Mercado de Trabalho e Oportunidades de Negócios para o Profissional de Turismo (Thaís Gavazza – Ilha da Fantasia – Una, Maria – Cooperbom - Ilhéus, Adriana – IF – Teixeira de Freitas, Mayne – ex-aluna – EMARC – Uruçuca)
10:00 - 10:30 Coffee break
10:30 - 11:30 Mesa redonda 4 - Empreendedorismo no Setor Turístico  (Yury Meira – BNB - Ilhéus, Claudiana – SEBRAE - Itabuna, Marly – Café Cacau - Itacaré)
11:30 - 13:30 Almoço
13:30 - 15:00 Mini – cursos*
15:30 - 16:00 Coffee break
16:00 - 18:00 Mini – cursos*

Minicurso 1 – Interpretação de Trilhas
Minicurso 2 – Elaboração de Roteiros Turísticos e Técnicas de Guiamento
Minicurso 3 – Plano de Negócios