sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A PARALISAÇÃO ATRAVESSA UM MOMENTO CRUCIAL E OS ESTUDANTES PARTICIPAM DA LUTA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS

Os estudantes dos Institutos Federais campus Valença mostraram que continuam firmes na luta por uma educação de qualidade e remuneração justa para os profissionais da educação e organizaram um protesto nas ruas de Valença
Os estudantes do IF Baiano e IFBA saíram às ruas de Valença nesta quinta-feira, 29 de setembro, em marcha para defender a educação pública de qualidade. Os manifestantes pararam por mias de 20 minutos o trânsito da cidade para tentar chamar a atenção da comunidade sobre o descaso que vem sendo apresentado no quadro da educação pública no Brasil.
A manifestação foi organizada pelos grêmios estudantis dos dois institutos e ganhou o apoio de professores e técnicos que estão em greve a quase 2 meses.
A mídia local se fez presente cedendo espaço em programas de rádio para que os representantes do movimento pudessem prestar esclarecimentos à sociedade sobre a mobilização.
ALUNOS DO CAMPUS URUÇUCA, É HORA DE INTENSIFICAR AINDA MAIS A MOBILIZAÇÃO E MOSTRAR AO GOVERNO QUE NÃO VAMOS PARAR DE LUTAR POR QUALIDADE E DIGNIDADE NA EDUCAÇÃO!!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A VIDA É DURA, O GOVERNO É INTRANSIGENTE E A CATEGORIA ESTÁ DECIDIDA: A GREVE CONTINUA!


 
A 104ª Plenária Nacional do SINASEFE decide pela manutenção da greve frente à intransigência do governo com as legítimas reivindicações da nossa categoria. Ressalte-se que o Ministério do Planejamento (MPOG) descumpre até mesmo o compromisso feito junto ao Ministério Público Federal de Brasília de oficializar negociação com o SINASEFE, assumido na reunião do dia 22/09.
O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, ao entregar a proposta do MEC para nosso sindicato foi irônico e desrespeitoso ao dizer que “a vida é dura”. Concordamos que a “vida é dura” para alguns, sobretudo para os/as trabalhadores/as da educação deste país, conforme comprovam inúmeras greves Brasil afora, gritando pela valorização da educação e de seus profissionais.
A “vida é dura” para os estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais que convivem no cotidiano de suas instituições com o descaso e o abandono do poder público. A “vida é dura” para os pais desses estudantes, trabalhadores/as que ganham parcos salários obrigando-os a colocarem seus filhos/as em escolas públicas sucateadas. Entretanto, a vida não é dura para os políticos e burocratas trancados em seus gabinetes, palácios e torres de marfim, que do alto de sua arrogância e intransigência olham a sociedade com desdém. A vida não é dura para os filhos desses políticos e burocratas que não enfrentam a realidade precária da educação pública do Brasil.
O discurso cínico do Secretário Eliezer manifesta-se até mesmo nos e-mails que circulam nos gabinetes dos nossos próprios locais de trabalho, por todo o país, que nos acusam de sermos contra a “expansão da rede”. Este discurso mascara as condições objetivas que se tem visto nesta expansão: campi com insuficiência de servidores (docentes e técnicos), sem bibliotecas, laboratórios, equipamentos, salas de aula adequadas, localização de difícil acesso, ensino e aprendizagem precários, (pasmem!) construídos ao lado de lixões, como o campus de Santa Inês-MA e com condições inóspitas de trabalho, como em Murici-AL.
Neste sentido, a concepção do governo de que a escola para filho de trabalhador basta ter um “telhado e chão de barro” fica evidente. O que importa é a frieza dos números: quantidade e não qualidade. De fato
somos contra esta expansão irresponsável. Realmente, a “vida é dura”.
Atendendo à recomendação da 103ª Plena, diversos atos foram realizados nos estados e em Brasília na semana passada. Destacando-se o ato em frente ao MEC e MPOG. A categoria atendeu ao chamado e realizou uma vitoriosa manifestação com centenas de trabalhadores/as e estudantes. A segurança do MPOG barrou nossa entrada, chegando inclusive a quebrar uma das vidraças tentando acusar irresponsavelmente o sindicato de ter praticado vandalismo. A manifestação foi pacífica e vitoriosa uma vez que nossa comissão de negociação foi recebida pelo secretario-executivo do MPOG, Valter Correia, depois de mediação da Polícia Militar do DF (pasmem!), acionada pelo governo para reprimir os manifestantes.
O Comando Nacional de Greve conclama os/as servidores/as, estudantes, pais e mães e todos/as que acreditam na educação pública a tornar a vida mais dura para os/as “burrocratas” do MEC e do MPOG. A greve continua com o indicativo de radicalização do movimento para que eles/as conheçam a real dureza da vida. Expansão da educação com qualidade social e inclusão. Boa leitura. Vamos a luta até a vitória!
Leia a íntegra do Boletim Especial da Greve Nº 19

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES de 26 a 30 de setembro

Prezados,
 
Segue, a seguir, o CRONOGRAMA DE ATIVIDADES correspondentes ao período de 26 a 30 de setembro
 
26/09- Atividades do Comando de Greve/ Reunião na Reitoria IFBaiano- apresentação de demandas locais ( Comissão de Negociação)
 
27/09- Análise do Documento de liberação Docente/ Atividades do Comando de Greve
 
28/09-Assembleia com todos os servidores do Campus Uruçuca
 
PAUTA:
 
- Informes
- Análise da conjuntura
- Escolha de representante do Campus no Sinasefe seção Bahia
- Lista de participantes e retirada de proposições  para Assembleia em Salvador dia 29/09( quinta-feira)
 
29/09- Assembleia de servidores em greve- Salvador-Ba 
 
30/09- Atividades do Comando de Greve
 
Att,
 
COMANDO DE GREVE CAMPUS URUÇUCA

INFORMES SOBRE A GREVE - CAMPUS URUÇUCA - 19 a 23 de setembro


Na última semana, de 19 a 23 de setembro, o comando de greve, na figura dos professores Daniel Oliveira e Ueila Jesus, participou da plenária da Camâra de Veradores de Ilhéus, informando aos vereadores e comunidade em geral acerca da paralisação, seus motivos e solicitando o apoio dos vereadores e público, sobretudo, na assinatura do abaixo-assinado que solicita a transferência da gestão da EMARC, Ministério da Agricultura, por direito, ao IFBaiano, Ministério da Educação.

Em resposta, os vereadores presentes solidarizaram-se com a iniciativa e manifestaram o apoio ao movimento contribuindo com a assinatura do abaixo-assinado que ficará à disposição dos interessados em assinar o abaixo-assinado até o dia 27 de setembro, terça-feira.

Mais uma vez, agradecemos ao apoio da Câmara de Vereadores de Ilhéus que compreende e se solidariza com a camapanha por uma educação de qualidade em nossa região.

"PREZADOS,
OS INFORMES SOBRE A PARALISAÇÃO SERÃO POSTADOS SEMANALMENTE OU DE ACORDO COM O FLUXO DE INFORMAÇÕES REPASSADAS."

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

INFORMES SOBRE A GREVE - CAMPUS URUÇUCA 07 a 16 de setembro

RADICALIZAR?! NÃO!! INTENSIFICAR A MOBILIZAÇÃO SEMPRE!!!


Em resposta à ínfima proposta do governo, de apenas 4% de aumento salarial para os professores, deixando os técnicos administrativos sem qualquer reajuste e sem propostas concretas de reestrutura e investimento nos institutos visando a melhoria da qualidade da educação oferecida aos nossos campi, os servidores, em plenária nacional, votaram pela continuidade da greve, com intensificação da mobilização.
Para nós, servidores da educação pública brasileira, a reivindicação não se resume à questão salarial. 

No estado da Bahia, os institutos intensificaram as atividades de greve, realizando assembleias coletivas, reuniões e atos públicos. Em nosso campus, especificamente, também continuamos na luta pela expansão estruturada do nosso instituto, assim como pela valorização profissional com condições justas de trabalho para professores e técnicos.

Os professores do campus Uruçuca intensificaram as atividades visando maior visibilidade à paralisação na televisão, rádio, jornal e internet.

Assim, participaram do Grito dos excluídos, em Itabuna, manifestando com cartazes, faixas e panfletos o descaso com a educação e com os professores e técnicos.

Na mídia, além do espaço gentilmente disponibilizado pela rádio Cidade FM, de Uruçuca, e dos informes postados semanalmente nesse blog, os professores deram entrevista para a TV Cabrália e o jornal Agora.

Nessa quarta-feira (14/09), a TV Cabrália concedeu um espaço para os professores se pronunciarem acerca da greve. O professor Daniel Carlos Pereira, acompanhado pelos professores Joaldo Luz, Maria Elia Teixeira, Renata Reis, Wanessa Camboim e Ueila Jesus, foi entrevistado no programa "Alerta Total", e expos os motivos da paralisação, as ações que estão sendo realizadas e agradeceu ao apoio de pais, alunos e comunidade que compreenderam que a greve foi o último passo de uma negociação exaustiva com o governo e que os servidores em educação estão lutando pela melhoria na qualidade da educação oferecida às nossas crianças e jovens.

Ainda na quarta-feira, no período vespertino, os professores concederam entrevista ao Jornal Agora. Na oportunidade, falaram sobre as demandas dos institutos em nível nacional e local, bem como à necessidade do campus Uruçuca tornar-se uma unidade gestora.

Dentre as próximas ações de mídia, os professores darão entrevista no programa de rádio de Joel Filho, Rádio Nacional, na próxima sexta-feira, dia ao 16/08, a partir das 12:50.



No dia da Indepedência do Brasil, 07 de setembro, quarta-feira, os professores do Instituto Federal Baiano, campus Uruçuca, realizaram mais uma ação do movimento de greve do campus, participando do Grito dos excluídos, em Itabuna.
Por igualdade de direitos, valorização profissional e cancelamento dos cortes na área social, os professores do IF Baiano campus Uruçuca foram às ruas de Itabuna brigar pelo direito à educação de qualidade.
Participaram da manifestação representantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Ilhéus e Jequié. Com faixas e panfletos, professores e técnicos informavam à comunidade acerca dos problemas enfrentados pelos campi do estado da Bahia, bem como a necessidade de participação de todos – pais, alunos e comunidade – na luta pela melhoria das condições dos institutos e do tratamento desferido aos servidores.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

INFORMES SOBRE A PARALISAÇÃO - CAMPUS URUÇUCA - 29 DE AGOSTO A 02 DE SETEMBRO

Informamos que, dentre as ações dos servidores do Campus Uruçuca, durante a última semana - de 29 de agosto a 02 de setembro, destacamos:
  • Participação, com socialização de informes da greve, na II Conferência Municipal de Cultura, realizada no Centro de Cultura Água Preta, em Uruçuca, dia 30 de agosto de 2011 e com assinatura de abaixo-assinado, em prol da assinatura do decreto que transforma o IF Baiano Campus Uruçuca em unidade gestora;
  • Participação na Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, dia 31 de agosto, com socialização de informações sobre a greve e com assinatura de abaixo-assinado, em prol da assinatura do decreto que transforma o IF Baiano Campus Uruçuca em unidade gestora;
  • Assembleia Geral com os servidores do Campus, realizada na quarta-feira, 31 de agosto, pela manhã, nas dependências do campus;
  • Participação na sessão pública da Câmara de Vereadores, do município de Uruçuca, com exposição de motivos acerca da greve. Em resposta, os vereadores demosntraram total apoio à iniciativa dos servidores, com moção de apoio (documento externando o apoio dos vereadores à iniciativa dos servidores)
Segue, abaixo, calendário das próximas atividades do movimento (caso a greve perdure durante o período)

 Cronograma de Atividades da Greve  


Semana de 05 a 09 de Setembro

05/09- Atividades do Comando de Greve / Exposição de Motivos da Greve na Câmara Vereadores do Município de Uruçuca

06/09- Análise do Documento sobre liberação Docente IFBAIANO   
         - Preparação para o Grito dos Excluídos em Itabuna

07/09- Participação no Grito dos Excluídos em Itabuna
          Concentração – Centro de Convenções às 8h 30 min, Jardim do Ó, Itabuna

08/09 – Reunião para  análise e deliberação da possível proposta do governo em reunião a ser realizada no dia 06 com o SINASEFE.

09/09 – Desdobramentos



Semana de 12 a 16 de Setembro

12/09-  Assembleia Geral , às 9h45m, no IFBA Campus de Jequié para socialização dos comandos locais a cerca da proposta do governo e aprovar os representante para participar da Plenária nacional no dia 13/09 em Brasília .

13/09- Atividades do Comando de Greve

14/09- Assembleia Geral do Servidores do Campus Uruçuca

15/09- Desdobramentos da Assembleia

16/09- Desdobramentos da Assembleia


Att,


Comando de Greve Campus Uruçuca