segunda-feira, 23 de julho de 2012

Seminário Técnico: Agricultura familiar no contexto da CEPLAC

Acontece, no dia 27 de julho do corrente ano, o seminário técnico "Agricultura Familiar no Contexto da Ceplac". O seminário será realizado no auditório da CEPLAC/Auditório do Cepec e tem como objetivos: 
  • Refletir sobre o atual contexto das ações de Ater da Ceplac direcionadas ao público da agricultura familiar;
  • Apresentar conceito, características, demandas, potencialidades e desafios da agricultura familiar;
  • Conhecer experiências exitosas nas áreas de atuação da Ceplac, considerando as recomendações técnicas através do Centro de Extensão, acesso às políticas públicas e organização sócio-produtiva;
  • Debater a questão da conversão agroecológica a partir de um estudo de caso
Confira a programação:
08:30 – Agricultura Familiar, conceitos, demandas e potencialidades
            Célia Hissae Watanabe – Ceplac/Cenex

08:50 – Abrangência da ação da Ceplac voltada para a agricultura familiar, importância das parceiras e principais aspectos de programas e políticas públicas
            Edwaldo Pinheiro Santana Filho – Ceplac/Cenex
 09:10 – Conversão para Agroecologia: estudo de caso
            Antonio Tadeu Dórea – Dórea Consultoria
 09:30 – Experiências Exitosas em áreas de atuação da Ceplac
            Sergio Murilo Menezes – Ceplac/Cenex
Experiências a serem apresentadas (Coordenação de Sergio Murilo):
  1. SAF – Baixo Sul
  2. Programa Jovem Rural –  Produtor Marcos Mendes Melo (Mutuípe-BA)
Produtora Maria Natiele Rodrigues (Barro Preto-BA)
  1. Organização Sócio-Produtiva - PAA/PNAE - Albertino Evaristo (Coopafs- Itabuna)
  2. Organização Sócio-Produtiva – PAA/PNAE - Fabricação de achocolatado para a merenda escolar – (Condecori/Coofasulba)
 10:30 – Debate

Eleição do Grêmio Estudantil

Atenção estudantes!

No dia 27/07, durante todo o dia, no Salão de Jogos, acontecerá a eleição para escolha da chapa que irá gerir o Grêmio Estudantil (gestão 2012) do campus Uruçuca.


Não perca a chance de exercer a cidadania!

terça-feira, 10 de julho de 2012

CAMPUS URUÇUCA CONTRIBUI PARA A APROVAÇÃO DA CIDADE DE URUÇUCA NO EDITAL CIDADES DIGITAIS

O Campus Uruçuca tem a satisfação de informar à comunidade que o município de Uruçuca foi aprovado no edital do Ministério das Comunicações, referente ao projeto "Cidades Digitais", que contemplou 80 cidades do Brasil.

O projeto visa informatizar o serviço público municipal, dando maior transparência aos gastos públicos, maior agilidade ao atendimento de solicitações da comunidade em questões envolvendo educação, saúde entre outros aspectos. O projeto atende também à comunidade fornecendo internet gratuita e de qualidade em pontos estratégicos da cidade, como praças e ambientes de grande circulação.

O Campus Uruçuca manifestou sua contribuição escrevendo o projeto vencedor do município, que contou com a participação do professor Rafael Sodré. De acordo com o mesmo, os frutos virão futuramente, quando o Campus puder usufruir também da Internet de alta velocidade. "Com a informatização da administração pública da cidade, portas serão abertas para estágios e futuros empregos dos técnicos em informática formados aqui", complementou o professor.
Para conhecer a lista completa acesse:

CAMPUS URUÇUCA REALIZA DIA DE PREVENÇÃO CONTRA MONILÍASE DO CACAUEIRO

No dia 11 de julho do corrente ano, o Campus Uruçuca realiza o Dia de Campo  para capacitação dos alunos formandos e dos professores do Curso Técnico em Agropecuária. O curso será ministrado pelo Comitê Técnico de Prevenção à Moniliase do Cacaueiro (CTPMC) que é formado por técnicos de instituições baianas, a saber, (Adab,  Ceplac, SFA/ Mapa/Ba, Ebda, Seagri, Faeb, IF Baiano e Uesc) e tem como objetivos desenvolver ações de prevenção à entrada e o estabelecimento da doença Moniliase do cacaueiro no estado da Bahia, através do desenvolvimento de atividades integradas de pesquisa, assistência técnica, educação e defesa sanitária vegetal, que fazem parte do Projeto Fitossanitário de Prevenção à Monilíase,  inseridas no Plano Nacional de Contingência da referida doença.
Sob a coordenação de Catarina Cotrim de Mattos Sobrinho, Coordenadora Geral do CTPMC e dos professores Carlindo Santos Rodrigues e Jackson Emanoel Benevides Prado, representantes do IF Baiano Campus Uruçuca no CTPMC, o evento conta com a seguinte programação:
  • 08:00 às 09:00 horas- Palestra: Monilíase do Cacaueiro. Sintomatologia, etiologia e controle. Palestrantes: Antonio Zózimo Matos Costa e Givaldo Rocha Niella- Ceplac e Clécio Teles - Adab. Local: Auditório Gregório Bondar
  •  09:10 às 11:50- Prática de Prospecção e Monitoramento nas áreas de cacaueiros do IF-Baiano-Campus Uruçuca. Monitores: Antonio Zózimo Matos Costa, Givaldo Rocha Niella, João Dantas das Virgens, José Ronaldo - Ceplac e Clécio Teles - Adab.