terça-feira, 25 de setembro de 2012

Caros,


Compartilho oportunidade para alunos de todo o Brasil que irão prestar o ENEM: simulado gratuito que entrega, ao final, um relatório diagnóstico dos pontos que precisam ser mais trabalhados.

É uma super oportunidade! Peço apoio para compartilhar em suas redes!

 
 
Por: Prof.ª Cinira Fernandes

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Informe pós-greve: Campus realizou II Seminário sobre Sistemas de Posicionamento por Satélite - GNSS/GPS e Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Por Laíse galvão, aluna de Agrimensura 2º Semestre

Ocorreu, no mês de agosto, do corrente ano, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano-campus Uruçuca , o II Seminário sobre Sistemas de Posicionamento por Sátelites e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, sob a temática: novas tecnologias para mapeamento: o uso de vant-veículos aéreos não tripulados - em topografia. O evento contou com a presença dos alunos de agrimensura do Campus Uruçuca (1º e 3º semestre), dos alunos de agrimensura do Campus Catu (3º semestre), de docentes de ambos os campi, dos palestrantes convidados, representantes do IF Baiano e comunidade local.

O seminário, organizado pelo Pró-reitoria de Extensão (PROEX), em parceria com o Campus Uruçuca, através do curso de Agrimensura, teve dentre seus objetivos, buscar ampliar a visão a respeito das novas tecnologias e técnicas de mapeamento que surgem no mercado nacional e internacional, bem como a necessidade de atualização tecnológica e dinamização do trabalho na área técnica de Agrimensura, assegurando eficiência, agilidade e credibilidade.

Nesse caminho de aprimoramento, os palestrantes trouxeram muitas novidades. Na área técnica, a ênfase maior recaiu sob os Sistemas de Posicionamento por Satélites-GNSS/GPS e na agrimensura legal. A possibilidade de contato com tal tecnologia descortina um caminho pouco conhecido pelos estudantes, mas de suma importância levando-se em consideração que trilhar caminhos pouco explorados podem representar uma grande oportunidade de pioneirismo e crescimento.

Durante o evento, os palestrantes apresentaram as novidades do mercado tecnológico. O Engenheiro Gabriel Santiago de Melo apresentou o VANT (Veiculo Aéreo Não Tripulado), explicando desde o seu funcionamento de voo até o processamento dos dados coletados. Após explanação, alunos, docentes puderam assistir a uma demonstração acerca do funcionamento do VANT. O Engenheiro Paulo Borges apresentou diversos aparelhos lançados no mercado que operam usando os métodos de posicionamento GNSS. Também foi apresentado um programa para Automação e criação de planilhas cartográficas pelo Eng. Romulo Magalhães e pelo Prof. Luis Anderson Pires.

Paralelo ao seminário os professores tiveram a oportunidade de participar de um treinamento com o Engenheiro Agrimensor Prof. John Hamilton que mostrou na prática a utilização das novas tecnologias. Certamente, os participantes do seminário tiveram a oportunidade de ampliar as fronteiras do conhecimento tanto durante as palestras quanto nos intervalos, que possibilitaram uma interação entre os palestrantes e os participantes.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Divulgado o resultado final do processo seletivo para professor temporário

Já está disponível o resultado final do processo seletivo para professor temporário do Campus Uruçuca. Para acessar a lista de professores aprovados, clique aqui.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Campus Uruçuca realiza aula de recepção aos alunos pós-greve

12/09/2012, 21hs58min

Aconteceu hoje (12), a aula de recepção dos alunos e socialização de informes do período de mobilização e apresentação do calendário acadêmico 2012 pós movimento. A atividade, organizada pela Coordenação e Direção de Ensino contou com a presença dos servidores Éder Moraes, Daniel Oliveira, Mário Cléber, Joaldo Luz, Eliane Mattos, do Diretor Geral do Campus Euro Araújo e o presidente do Grêmio Leonardo Moreira.
Na sequência, foram dadas as boas-vindas aos alunos, na fala do Diretor Geral, que socializou futuras ações em nível estrutural, tais como: construção de alojamentos, O Centro de Técnico em Alimentos, blocos de sala de aula, laboratórios, consultório odontológico, reforma da hospedaria, demais setores do campus, bem como contratação de servidores. 
O Diretor de Ensino, Daniel Oliveira, fez alguns informes acerca da dinâmica interna do campus. O coordenador do CGAE, Éder Moraes, falou sobre a assistência estudantil, com a complementação da assistente social Elane Neves.
representando os discentes, Leonardo Moreira, deu as boas vindas aos alunos e reafirmou o compromisso do grêmio e o desejo de uma gestão participativa. 
Representando o comando de greve local, o professor Mário Cléber fez uma breve síntese do movimento grevista, apontando suas causas e consequências.
Por fim, foi apresentado o calendário acadêmico 2012 pós-greve pelos professores Joaldo Luz e Ueila Jesus, a metodologia adotada para construção do mesmo, ressaltando a participação dos diversos setores do campus através de representantes de pais, discentes, docentes, técnicos, CEPLAC, Gestão de Pessoas, direção e sindicato.
Após explanação abriu-se para momento de comentários e dúvidas discentes e encerramento da atividade.

(Em breve, serão postadas as fotos da atividade)

Por: ASCOM Campus Uruçuca

sábado, 8 de setembro de 2012

IF Baiano Campus Uruçuca retorna às atividades próxima quarta-feira

O IF Baiano Campus Uruçuca retoma as atividades normais de ensino, pesquisa e extensão na próxima quarta-feira. O fim da paralização foi decidido em assembleia da categoria realizada na última quinta-feira (06), após assembleia nacional que também havia decidido pela saída do movimento.
Diferentemente da greve do ano passado, na qual os avanços foram muito discretos, resumindo-se a um reajuste de apenas 4%, a greve realizada esse ano, de forma unificada, envolvendo não apenas os Institutos federais, mas as Universidades e demais setores federais, num total de 35 categorias, conquistou avanços mais significativos.
Em relação aos servidores federais da educação, ressaltamos
Em nível nacional:
·         Reajuste salarial de 15% divido em três anos;
·         Liberação de verba de 10 milhões de reais para o IF Baiano, para reestruturação dos campi já existentes, dentre eles, o Campus Uruçuca;
·         Liberação de vagas de concurso público para contratação de servidores;
E, em nível local:
·         Reconquista da progressão docente por titulação, ou seja, recebimento dos valores referentes aos cursos de especialização, mestrado e/ou doutorado realizados pelo servidor;
·         Aprovação da jornada de 30 horas para os técnicos administrativos
No que se refere ao pagamento dos dias paralisados, foi montado um Grupo de Trabalho (GT) para construção do calendário letivo, com a participação de representantes:
Docentes; Discentes; Pais; Técnicos; Direção; Gestão de pessoas (RH); Sindicalizados.
Aproveitamos a oportunidade para socializar a importância da participação dos pais dos alunos dos cursos integrados (Informática e Guia de Turismo) no GT de construção do calendário. Os interessados em participar devem falar com o Diretor de Ensino, Prof. Daniel Oliveira, no SOSUPE, ou pelo telefone 3239-2222. A reunião será realizada na próxima segunda-feira, às 09:00 da manhã.