segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aula inaugural do Pronatec

Entre os dias 16 e 19 de outubro foram realizadas as aulas inaugurais do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nos campi Valença, Uruçuca, Santa Inês, Itapetinga e Senhor do Bonfim.

A aula inaugural marcou o início da atuação nos campi nas atividades do Pronatec, e representa o compromisso do IF Baiano em levar qualificação profissional a um número cada vez maior de pessoas. O Instituto irá ofertar nove cursos que irá beneficiar 800 alunos nestas regiões.

A solenidade contou com a presença dos Diretores Gerais dos campi, membros das equipes locais do Pronatec, representantes da Coordenação Geral e representantes da SUPROF,  parceiro do IF Baiano.

Em Uruçuca, o evento contou com a presença do Diretor geral Euro Araújo, do Diretor de Ensino, prof. Daniel Carlos, da Coordenadora de Extensão, prof.ª Renata Janeiro e da professora Renata Reis, que coordena o curso Pronatec oferecido pelo campus.

No momento foi apresentado aos alunos e membros da comunidade acadêmica o Programa e as ações realizadas pelo Comitê Gestor Central e a Coordenação Geral do Pronatec tais como a aquisição de alimentação e transporte para atender os alunos, a entrega dos kits estudantis contendo camisa, mochila, garrafa de água.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica e melhorar a qualidade do ensino médio.

Ascom / Reitoria/ Campus Uruçuca

Concurso Público 2012: confira o novo cronograma para realização de perícia médica.

O Instituto Federal Baiano divulgou o novo cronograma para realização de perícias médicas e posse dos últimos candidatos nomeados no concurso público 2012 para a carreira de Técnico-Administrativo em Educação.

Todos os candidatos que forem aptos na PERÍCIA MÉDICA OFICIAL poderão tomar posse nos dias e turnos especificados no cronograma.

Confira o NOVO CRONOGRAMA

Clique aqui e confira todas as nomeações e cronogramas de perícias.
Ascom / IF Baiano

Abertas inscrições para Doutorado Institucional

O Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) por intermédio do convênio com o Instituto Federal Baiano (PROEN/DPPE/GPG) está com as inscrições abertas até o dia 26 de novembro para o processo seletivo 2013 do Dinter.

O programa está oferecendo 10 vagas aos candidatos docentes do IF Baiano interessados em fazer o doutorado. Os doutorandos serão assegurados, pelo convênio CAPES e IF Baiano, com bolsas, passagens aéreas, translado terrestre, diárias e recursos experimentais. 

A prova escrita será realizada em 10 de dezembro com a avaliação da Proficiência em Inglês e de conteúdo. A bibliografia para a prova de conteúdo e expressão escrita está disponível no site: http://www.cech.ufscar.br/ppgees. Nos dias 11 e 12 de janeiro de 2013 será realizada a defesa oral dos projetos. A divulgação do resultado será em 17 de janeiro

As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo correio, desde que sejam enviados até o dia 26 de novembro de 2012 para a UFSCar, de acordo com o protocolo no órgão competente, a documentação necessária e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 130, mediante depósito bancário.

Confira aqui o Edital

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Inscrições temporariamente suspensas para o Processo Seletivo 2013.

O Instituto Federal Baiano resolve suspender temporariamente as inscrições para os Cursos Técnicos do Processo Seletivo 2013, no período de 24 de outubro a 06 de novembro de 2012, por motivos de adequação à *Lei nº 12.711, ao Decreto nº 7824 e à Portaria Normativa nº 18, referentes às Cotas.

A previsão é que as inscrições retornem no dia 07 de novembro, tempo necessário para que o sistema esteja adequado às novas regras.

Os candidatos já inscritos deverão fazer a alteração da sua inscrição a partir do dia 07 de novembro de 2012 pela página concursos.ifbaiano.edu.br

*A Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio; O Decreto nº 7824, de 11 de outubro de 2012, e a Instrução Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012, foram publicados no dia 15 de outubro de 2012.

Professor do Campus Uruçuca participa do Salão do Chocolate em Paris

Hoje (25), o professor Durval Libâneo (campus uruçuca) e o chefe do Centro de Pesquisa do Cacau (CEPEC), Adonias Castro, concederam entrevista à TV Santa Cruz falando sobre a participação de produtores e pesquisadores de cacau da região no Salão do Chocolate, em Paris, no período de 31 de outubro a 4 de novembro.

De acordo com o professor, o Brasil tem a cadeia produtiva do cacau e o pais está se voltando para a oportunidade de agregar valor ao chocolate gourmet e cacau fino, bastante apreciadas no mercado externo. Adonias Castro informou que a Ceplac também participará do salão apoiando produtores e buscando cooperações internacionais visando o desenvolvimento de pesquisa com produtores nacionais.

Segundo Durval, o país e a região em especial, tem atraído investidores internacionais para a produção de chocolate, sobretudo, como já mencionara, o cacau fino oferece melhores condições de preço com a certificação do produto.

O professor Durval Libâneo, juntamente com o chefe do Cepec confirmaram a participação no Salão do Chocolate, em Paris.

IF Baiano realiza primeira formatura de Curso Superior no Campus Catu

Prezados(as)

O Instituto Federal Baiano - Campus Catu forma a sua primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A solenidade ocorrerá às 19 horas, do dia 27 de outubro,  no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) do campus. A recepção aos convidados acontecerá logo após o encerramento da Cerimônia de Colação de Grau.

Clique aqui para continuar lendo.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

UESC abre inscrição para curso de fotografia

EDITAL UESC Nº 211 ABERTURA DE INSCRIÇÕES CURSO DE EXTENSÃO: Fotografia e Observação do Céu em Ibirataia/BAA Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura das inscrições para o curso de extensão Básico de Fotografia Digital com Observação do Céu em Ibirataia/BA, a ser implementado no segundo período de 2012, como atividade das ações Fotografia, imagem e representação e Difusão de astronomia no sul da Bahia1. DAS INSCRIÇÕES:
PERÍODO
De 20 a 26 de outubro de 2012
HORÁRIO
Das 08:00 às 18:00 horas
LOCAL DE INSCRIÇÃO
Internet pelo endereço  sites.google.com/site/divulgastro
CLIENTELA
Maiores de 18 anos
VAGAS
25 vagas (por ordem de inscrição)
PERÍODO do CURSO
De 02 a 03 de novembro de 2012
HORÁRIO
Das 14h às 18h (2/11); das 9h às 12h e das 14h às 17h (3/11)
CARGA HORÁRIA
10 horas/aula


2. OBSERVAÇÕES: O participante deverá estar ciente de que as aulas acontecerão em Ibirataia-BA, na Fazenda Cores da Terra. Os custos com locomoção, hospedagem e alimentação são por conta do participante. O participante receberá um e-mail de confirmação de sua inscrição.3. DOS CERTIFICADOS: Farão jus a certificados os participantes que, devidamente inscritos, frequentarem regularmente pelo menos 75% da carga horária das aulas do curso.

Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, 17 de outubro de 2012.

ADÉLIA MARIA CARVALHO DE MELO PINHEIRO
REITORA

Chamada MCTI/MEC/MAPA/CNPq nº 46/2012

24/10/2012, 16:00
Prezados (as),o;
Segue a Chamada MCTI/MEC/MAPA/CNPq nº 46/2012 encaminhada pelo Prof. Geovane, excelente oportunidade para implementação de projetos na área de agroecologia.
 
 
 Descrição
O objetivo da Chamada MCTI/MEC/MAPA/CNPq nº 46/2012 é apoiar projetos que integrem atividades de extensão tecnológica, pesquisa científica e a educação profissional para construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à Agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção, com a implantação ou manutenção de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) em Agroecologia e Produção Orgânica ou Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (Nea).
A Chamada será dividida em três Linhas Temáticas:
  1. Linha 1: Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (Nea);
  2. Linha 2: Centros Vocacionais Tecnológicos de Referência por Unidade da Federação (CVT UF);
  3. Linha: Centros Vocacionais Tecnológicos por Bioma (CVT Bioma).

Data Limite
Até as 18h do dia 19 de novembro de 2012.
Elegibilidade
Quanto ao proponente e equipe de apoio:
  1. O proponente deverá possuir o título de mestre ou doutor, bem como experiência curricular comprovada em Agroecologia ou produção orgânica e ter seu currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes; ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e ter vínculo celetista ou estatuário com a instituição de execução do projeto;
  2. Um dos membros da equipe do projeto deverá ser designado Orientador Pedagógico e deve atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo:
        a) Possuir experiência curricular comprovada em educação do campo, educação ambiental ou metologias participativas de ensino-aprendizagem e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta; 
      b) Ter vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto.
  3. A equipe técnica poderá ser constituída por pesquisadores, alunos e técnicos. É obrigatório que a composição da equipe técnica atenda os critérios estabelecidos no documento Anexo I, página 12 daChamada.
Quanto à instituição de execução:�
A instituição de execução do projeto é aquela onde será implantado o CVT ou o Núcleo e com a qual o proponente deve apresentar vínculo empregatício (celetista ou estatutário), devendo ser:
  1. Unidades de ensino pertencentes aos Intitutos Federais (campus);
  2. Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais; e
  3. Cefets pertencentes à Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica,

Valor Financiado
Valor Financiado
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$8,9 milhões. Os projetos terão o valor máximo de financiamento, de acordo com uma das seguintes Linhas Temáticas:
  1. Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (Nea): até R$130.000,00;
  2. Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) de referência por Unidade da Federação: até R$400.000,00;
  3. Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) - Bioma: até R$800.000,00.

Itens Financiáveis
Os itens financiáveis e não financiáveis estão descritos no item II.1.5, página 9 da Chamada.
Prazo de Execução
As propostas a serem apoiadas pela presente Chamada deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 24 meses. Excepcionalmente, mediante apresentação de justificativa, o prazo de execução dos projetos poderá ser prorrogado por mais doze meses.
Requisitos
Os requisitos relacionados à proposta estão detalhados no item II.2.2, página 12 da Chamada.
Forma de Solicitação
As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto de pesquisa e devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.
Nota: para ter acesso ao formulário na Plataforma Carlos Chagas, o candidato deve usar as mesmas informações (CPF e senha) utilizadas para acesso à Plataforma Lattes. Após o login, o candidato deve selecionar 'Clique aqui' no quadro 'Aviso e Pendências' e localizar o formulário relacionado à chamada. O formulário para Chamada MCTI/MEC/MAPA/CNPq nº 46/2012 ainda não está disponível na Plataforma Carlos Chagas. Consulte o Sistema Financiar futuramente para ser notificado sobre a disponibilidade do formulário.
Contatos
Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta Chamada podem ser obtidos encaminhando mensagem para o endereço: co...@cnpq.br.
O atendimento a proponentes com dificuldades técnicas no preenchimento do Formulário de Propostas o atendimento será feito pelo endereço eletrônico: sup...@cnpq.br.
Para dúvidas ou dificuldades no preenchimento dos itens do Formulário de Propostas o atendimento será realizado pelo telefone 0800 61 9697 de segunda a sexta-feira, no horário de 8h30min às 18h30min.
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Chamada MCTI/MEC/MAPA/CNPq nº 46/2012 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Programa de Estímulo à Inovação Tecnológica do IF Baiano

Se encerram nesta quarta-feira (24) as inscrições para o processo de seleção de projetos de pesquisa científica e tecnológica ou de inovação tecnológica, no âmbito do Programa de Estímulo à Inovação Tecnológica do IF Baiano.
O projeto pode ser oriundo de qualquer área de conhecimento e, caso seja aprovado, receberá apoio financeiro de dez mil reais.
Clique aqui para mais informações.
Anexo I – Formulário do Projeto
Anexo II – Equipe Executora

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Programa de Estímulo à Inovação Tecnológica do IF Baiano

 
24/9/2012 às 9h33

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação torna público o edital para selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica ou de inovação tecnológica, que visem à pesquisa e o desenvolvimento de processos e produtos inovadores. As propostas podem ser enviadas até o dia 24 de outubro.

O projeto pode ser oriundo de qualquer área de conhecimento e, caso seja aprovado, receberá apoio financeiro de dez mil reais.

Clique aqui para mais informações.

Ascom/IF Baiano

Chamada Interna: Seleção de projetos para o Programa Ciência Itinerante.

8/10/2012 às 17h11

O reitor do Instituto Federal Baiano – IF Baiano convoca todos os campi do instituto a apresentarem propostas de adesão ao Programa Ciência Itinerante. Serão selecionados 02 (dois) novos Núcleos Locais para desenvolvimento do programa, baseado no Projeto Modelo em execução no Campus Catu.

As propostas podem ser inscritas até o dia 9 de novembro de 2012, mediante a entrega, na sede da Pró-Reitoria de Extensão, de 2 vias impressas do projeto preenchidas conforme modelo do Anexo I da Chamada Interna, ou via Sedex até a data limite definida no item 5.1.

Para mais informações, acesse a Chamada Interna nº 01/2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Professor do Campus Uruçuca publica manual na área de SAF


O professor Durval Libâneo, (Instituto Cabruca) publicou, juntamente com Eduardo Gross (UESC), Adriano Santos (Instituto Cabruca), Walter L. Souza (Instituto Cabruca), João Sobral (NACE/PTECA - ESALQ/USP), Thiago Guedes (Instituto Cabruca) e Dario Ahnert (UESC), o manual "Experiêncis com adubação, policultivos e Sistemas Agroflorestais no Litoral Sul da Bahia".
Com o objetivo de difundir os resultados dos trabalhos de implantação de um banco de sementes de leguminosas desenvolvido com cerca de cem agricultores familiares da região. O material impresso, cerca de duas mil cópias, será entregue aos agricultores participantes, alunos da Universidade Federal de Santa Cruz (UESC), Instituto Federal e também está disponível online no site

Campus realiza reunião de pais do Médio Integrado


Na última quarta-feira (03), a Direção de Ensino, em parceria com o Núcleo do Ensino Médio Integrado realizou a terceira reunião de pais, convidando os pais de alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática e Guia de Turismo do 1º ano.

Inicialmente, houve a apresentação musical dos alunos Jussaiara e Luiz Carlos, que saudaram os presentes com belas interpretações. Na sequência, o diretor do Campus, professor Euro Araújo deu as boas-vindas e desejou sucesso à reunião. Eliane Mattos e Daniel carlos, coordenação e direção de ensino, respectivamente, apresentaram os informes da reunião e de diretrizes da instituição. 

Durante a reunião foi apresentado o calendário pós-greve e o processo de construção do mesmo que contou com a presença de representantes de diversos setores do campus, a saber, Vania Farias (representante de pais); Daniel Ramos (representante discente); Uédla Oliveira (Núcleo de Gestão de Pessoas); ; Deraldo Peixoto (representante da Ceplac); Daniel Carlos (representante da Direção de Ensino); Perimar Moura (representante dos professores dos cursos Integrados ao Ensino Médio); Ueila Jesus (representante dos professores dos cursos Subsequentes); Renata Janeiro (Representante sindical); Éder Moraes (Representante dos Técnicos) e Joaldo Luz (Coordenador dos Cursos Integrados ao Ensino Medio). Todos foram escolhidos, em virtude da celeridade do processo de escolha do calendário, de acordo com a participação nas assembleias, presença no campus e disponibilidade.

Na sequência, foram apresentados os professores e abriu-se para o momento de quationamento, no qual foram escolhidos dois pais para compor a comissão de pais do IF Baiano Campus Uruçuca. A mesma contará com a participação de pais também das turmas do 2º ano do Médio Integrado e Cursos Subsequentes.

2ª Reunião da Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais


Na última quarta-feira (03), o Campus Uruçuca sediou a 2ª reunião da comissão organizadora do 9º Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, com o objetivo de definir sua temática, as comissões organizadoras, bem como a presidência do evento.

A reunião contou com as presenças de: Marcelo Romano, representante da EMBRAPA CNPF (Centro Nacional de Pesquisa da Mandioca e Fruticultura), Dagoberto dos Santos, Engenheiro Florestal e professor pesquisador da USP, Campus Piracicaba; Thiago Guedes, Secretário Executivo do Instituto Cabruca, Durval Libâneo, professor do Campus Uruçuca e Presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, Euro Araújo, Diretor do Campus Uruçuca e a Prof.ª Cinira Araújo, Coordenadora do Curso Superior em Agroecologia do Campus Uruçuca.

O Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais discute aspectos relacionados à pesquisa, políticas públicas, extensão rural, dentre outros assuntos envolvendo Sistemas Agroflerestais. Em 2013, a presidência da organização estará a cargo do IF Baiano, através da Prof. Cinira Araújo. A temática  versará sobre: "Políticas Públicas, Educação e Fomação em Sistemas Agroflorestais para a Agricultura Familiar e Sociobiodiversidade". O prof. Durval Libâneo destacou que esta é a primeira vez que uma instituição de ensino coordena o evento e que o tema educação é trazido à principal pauta de discussão do congresso.

Além da escolha da presidência e temática do evento, destaca-se a escolha do Agrônomo valdo cavalé, Dr. em Educação e Professor do Campus do Litoral da Universidade Federal do Paraná, como palestrante que discutirá, segundo prof. Durval, a interrelação entre sistemas agroflorestais e educação.

Haverá uma nova rodada de reuniões agendadas para a cidade de Salvador e contará com a presença das instituições IF baiano, Instituto Cabruca, CEPLAC, USP/ESALQ, EBDA e SEAGRI.