terça-feira, 28 de maio de 2013

Aula inaugural do programa Mulheres Mil

Vídeo Comemorativo: Seleção de estudantes para a função de apresentador

 
Alunos do Campus Uruçuca:

 
Até o dia 14 de junho, os estudantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), interessados em participar da seleção para a escolha de dois apresentadores (1 menino e 1 menina) do vídeo comemorativo aos 5 anos de criação do instituto, podem encaminhar seus vídeos.
O vídeo comemorativo será uma apresentação de todo o instituto (Reitoria e Campi), considerando sua dinâmica acadêmica e administrativa, através da reprodução de imagens e entrevistas de estudantes, professores, técnico-administrativos, terceirizados e estagiários, devido à criação do IF Baiano há 5 anos.
 
E aí, quer virar apresentador (a)? As fichas de inscrição e o texto que será gravado estão na Direção de Ensino, aos cuidados de Mary!
 

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mudança do nome do IF Baiano para IF Dois de Julho

21/5/2013 às 11h45
 
Saiu o resultado da consulta feita à comunidade quanto ao projeto de lei que propõe a alteração do nome do Instituto de IF Baiano para IF Dois de Julho.
IF Baiano – 489
IF Dois de Julho – 98
Informe/Reitoria

quarta-feira, 22 de maio de 2013

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Semana do Assistente Social

Professora do curso de Guia de Turismo participa do XV ENANPUR, em Recife

O Campus Uruçuca informa que a Profª Fernanda Meneses de Miranda Castro (Curso Integrado em Guia de Turismo) participa do XV ENANPUR -  Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, de 20 a 24 de maio em Recife, onde apresenta trabalho intitulado "URBANIZAÇÃO NEGATIVA E MOBILIDADE SOCIAL: um ensaio sobre os fatores que influenciaram a realidade brasileira", de sua autoria. Abaixo segue resumo:
Resumo
A proposta deste ensaio teórico é fazer uma analise preliminar dos fatores que influenciam a urbanização negativa e que afetam a mobilidade social na urbanização desigual no contexto brasileiro, a partir da perspectiva econômica e social. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde foram apresentadas as teorias sociais e econômicas que afetam o processo de urbanização e mobilidade social, levando-se em consideração o período anterior à década de 1980 quando a urbanização era considerada positiva e o período posterior à década de 1980, quando a urbanização era considerada negativa. Também foi estudado o papel do Estado e o atual paradigma que estão sendo enfrentados pelo Brasil no seu processo de urbanização. A pesquisa concluiu que para planejar, o Estado terá, necessariamente, que sair de sua atual condição burocrática e usar sua capacidade de comunicação com a sociedade urbana, isto é, reconhecer-se como estrutura de poder historicamente formado e dotado de certa capacidade de agir.

Divulgação de evento: Novas formas de consumo consciente e solidário

Divulgação de evento:

Campus Uruçuca divulga a lista de convocados para a 2ª chamada da turma 02 de Agrimensura

Confira a lista de 2ª chamada dos convocados para a nova turma de Agrimensura do Campus Uruçuca. Acesse o link abaixo:


A matrícula será realizada amanhã, 17/05/2013, conforme descrito no edital n° 05/2013.

Ascom Uruçuca

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Processo Seletivo para Professor Substituto de Artes - resultado preliminar

Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo de Artes. Acesse o site www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca, clique na aba "Processo Seletivo"  e depois "Seleção de professores"

Ascom Uruçuca

domingo, 5 de maio de 2013

Intituto SOFRÊ realiza curso de capacitação no Campus Uruçuca

Aconteceu, na última semana, no campus Uruçuca a "Capacitação de agricultores familiares para a criação de renda em paisagismo e floricultura tropical", realizado pelo Instituto Sócio-ambiental SOFRÊ.
O curso, ministrado pela zootecnista e coordenadora do Instituto SOFRÊ, Dulciane Barreto e pelo professor do campus, Almir Sobral, contou com a participação de quinze agricultores locais que aprenderam técnicas de manejo do solo e plantio até as etapas de confecção e comercialização dos produtos paisagísticos.

O Instituto Sócio-Ambiental Sofrê, organização da sociedade civil sem fins lucrativos (ONG) composta por membros da sociedade itagibense, fundada em 16/07/2006, com objetivo principal de promover programas e projetos de cunho sócio-ambiental pautados no desenvolvimento sustentável visando à melhoria de qualidade de vida, inserção social e geração de renda.

Ascom/Uruçuca

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Resultado final da seleção de estagiários.

A Comissão responsável pelo Processo Seletivo para Admissão de Estagiários 2013 para o Instituto Federal Baiano campus Uruçuca, instituída pela Portaria nº 28/2012, vem tornar público a relação de candidatos aprovados para as seis (6) vagas de nível médio conforme previsto em edital.
Para acessar a lista, acesse a aba "Processo Seletivo" e depois clique em "Seleção de estagiários", no site: http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/urucuca/


Ascom Uruçuca

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Eventos que marcaram a semana no Campus Uruçuca


Confira os últimos eventos que agitaram o Campus Uruçuca!


JORNADA PEDAGÓGICA

Ocorreu, entre os dias 22 a 25 de abril, no auditório Gregório Bondar, a Jornada Pedagógica do Campus Uruçuca, com o tema “Educação Profissional: ética, responsabilidade e inclusão”, propondo a discussão e reflexão acerca da inclusão educacional, bem como estratégias para o enriquecimento das práticas educativas.

Ao longo dos quatro dias de encontro, foram discutidos aspectos referentes aos tipos de deficiência e o fazer em sala de aula, com as palestrantes Fábia Moema Carvalho, Especialista em “Semiótica e Comunicação” e “Educação Especial: Deficiência Visual”, Maria Lindivânia Passos, Especialista em Psicopedagogia,  Marisa Lima, Especialista em “Psicopedagogia” e ” Educação Especial: Transtorno Global do Desenvolvimento”  e Viveca Gonçalves, Especialista em “Gestão Escolar” e “Educação Especial: Transtorno Global do Desenvolvimento”, representantes do Centro de Atenção Psicossocial Grapiúna (CAP), bem como o perfil do atendimento ao estudante, com  o Psicólogo do campus, Judson Freitas.
Abordou-se ainda o panorama da Educação Profissional no Brasil, com o Diretor Geral do IFBA – Campus Salvador e o Panorama da Produção Científica no IF Baiano.

Além das discussões teóricas, foram realizadas oficinas de elaboração de Plano de Curso, Planejamento Pedagógico, apresentação das metas para 2013, procedimentos acadêmicos, estagio supervisionado, além da apresentação do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura Nordeste 05 (NUPA NE05), do Diário Eleetrônico e da Comissão Permanente de Pessoal Docente.

Ainda durante o evento foi possível desfrutar de apresentações culturais e ginástica laboral.

AULA INAUGURAL

Na última segunda-feira, dia 29/04, o Campus Uruçuca deu as boas vindas aos calouros e veteranos de 2013, com a “Calourosa”, a semana de recepção ao´público discente. A recepção teve início com o asteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Uruçuca, do IF Baiano e da Ceplac. Na sequência, alunos e servidores dirigiram-se ao refeitório, para um belo café da manhã e depois para o auditório, onde foram apresentados ao Diretor Geral, prof. Euro de Araújo, Diretor de Ensino, prof. Daniel Oliveira, Diretor Administrativo, Maurício Silva, o Coordenador do CGAE, Eder Moraes e o Presidente do Grêmio, Leonardo Moreira. Na sequência, os alunos assistiram ao palestrante Volney Fernandes.

No turno vespertino, os alunos novatos participaram de reunião com o Diretor de Ensino, acerca dos procedimentos internos da instituição. Por fim, os alunos reuniram-se com o presidente do Grêmio.

Ao longo da semana, os alunos tiveram a oportunidade de participar de atividades esportivas e culturais, como jogos de futebol de campo de de quadra entre novatos e veteranos e sarau cultural, com apresentações artísticas dos alunos.

Ascom/Uruçuca