terça-feira, 21 de setembro de 2010

CURSO DE SOLO-CIMENTO CONTRIBUI COM A INTEGRAÇÃO URBANO-SOCIAL DE PROFISSIONAIS DO SUL DA BAHIA

O Núcleo de Agrimensura do IFBaiano Campus Uruçuca ofereceu, no período de 14 a 16 de setembro, na fazenda Nossa Senhora do Jenipapo, em Ibirapitanga, o Curso de Solo-Cimento destinada a engenheiros, técnicos, pedreiros, auxiliares de pedreiro, mestres de obra, ajudantes de pedreiro e trabalhadores rurais. O projeto visa apoiar a construção de habitações populares, dotadas de infraestrutura básica para abrigar famílias, utilizando a tecnologia do solo-cimento.


O solo-cimento é um material obtido através da mistura homogênea de solo, cimento e água, em proporções adequadas e que, após compactação e cura úmida, resulta num produto de baixo custo, com características de durabilidade e resistências mecânicas comprovadas.

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto, o Engenheiro Agrimensor Efren de Moura Ferreira Filho, "A tecnologia do 'Solo-Cimento' é aplicada às construções das populações de baixa renda e foi introduzida na comunidade da região cacaueira porque tem como benefícios a economia de tempo e material, bem como facilidade de execução atendendo a segmentos da população na faixa de pobreza, permitindo o uso de mutirões".

A próxima etapa do projeto destina-se à capacitação do público interno do Campus. O cronograma de atividades será disponibilizado, no blog do Campus e no Núcleo de Agrimensura, em breve.