quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PROFESSOR DO IF BAIANO CAMPUS URUÇUCA APROVA PROJETO IG CACAU BAHIA

No último dia 20 de novembro, servidores, alunos do IF Baiano, bem como toda região, receberam uma excelente notícia do prof. Ms. Durval Libânio, campus Uruçuca. O professor teve o projeto “CACAU CABRUCA BAHIA: HISTÓRIA, ORIGEM E QUALIDADE DE UM PRODUTO LIGADO A MATA ATLÂNTICA” aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), orçado em R$141.000,00.  

O mesmo consiste na proteção do chamado Cacau Superior Bahia, ou seja, o cacau produzido na região cacueira e internacionalmente reconhecido por sua qualidade de acordo com padrões internacionais. Além disso, o projeto visa valorizar a produção e conservação dos aspectos histórico-culturais, ambientais, bem como a sua rica literatura e os ativos endógenos representados pela sua forma de cultivo peculiar, pois mantém as árvores da mata Atlântica como sombreamento da lavoura, promovendo a conservação da água, do solo e da biodiversidade. Esse método é denominado “cacau cabruca”.

O trabalho associa a simbologia histórico-cultural do cacau, imortalizada pelas obras de escritores regionais, grande símbolo e patrimônio do Brasil, aos atrativos naturais da região, possibilitando conciliar o desenvolvimento sustentável pela integração da agricultura ao turismo e a conservação do meio ambiente.

Sua importância reside, dentre outros aspectos, na possibilidade de divulgar as oportunidades e potencialidades do reconhecimento da indicação de procedência cacau Bahia, para cacauicultores, sociedade regional e internacional; motivar e envolver os produtores de cacau conhecido como “Superior Bahia” e suas organizações para o reconhecimento da Indicação de Procedência (IP) Cacau Bahia; Delimitar por meios de pesquisas histórico - culturais e de produção, os limites geográficos da Indicação de Procedência (IP) Cacau Bahia. Com isso, o IF Baiano reafirma sua missão de atuar sob as demandas locais urbanas e rurais, tendo-se em vista o desenvolvimento regional.

Além disso, esse trabalho se propõe a organizar associações de produtores e cooperativas para a criação de processos de padronização, rastreabilidade e boas práticas de produção e processamento de Cacau Bahia, divulgar nacional e internacionalmente a cultura e o produtor de cacau da região cacaueira da Bahia, mostrando sua origem, história e qualidade, dentre outros aspectos relacionados à regulamentação, desenvolvimento e divulgação do cacau regional.

A proposta tem a duração de um ano e meio e conta com a participação da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Instituto Cabruca, Comissão do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Cooperativa Agrícola de Gandu – COOPAG; APC cooperativa agroindustrial de cacau e chocolate – CooperAPC e Cooperativa de Produção Agropecuária Construindo o Sul LTDA – COOPRASUL.