Realiza-se, na próxima sexta-feira, dia 08 de março, o I Seminário Recortes Identitários Femininos na América Latina. Com o objetivo de ampliar o espaço à realização de eventos organizados e apresentados pelos alunos do Instituto Federal Baiano Campus Uruçuca especificamente dos cursos Informática e Guia de Turismo Integrado ao Ensino Médio, esse evento tem como tema as questões identitárias que envolvem a figura feminina no contexto da América Latina.
Acredita-se que a partir de postulados teóricos que mulheres como Simone de Beauvoir e Luce Irigaray, por exemplo, expuseram, foi possível firmar na sociedade uma discussão acerca do gênero e, desse modo, esse seminário intenciona relacionar o feminismo, em especial a corrente francesa, à análise da situação social e identitária da mulher na América Latina. Para tanto, utilizar-se-á algumas figuras femininas que foram ícones do feminismo ou da identidade feminina na América Latina como fonte de espaço de entrecruzamento de informações e representações, consideradas as devidas diferenciações entre a constituição social de cada cultura que essas figuras também representam. Neste sentido, cremos que discutir a identidade feminina na América Latina é de suma importância, uma vez que através de um estudo biográfico dessas mulheres selecionadas é possível compreender por meio da História os aspectos sociais, culturais, idiossincráticos, identitários, dentre outros que compõem a formação de um povo.
Ademais, há que se ressaltar a importância do tema diante do contexto contemporâneo vivenciado, pois as discussões de gênero estão sendo cada vez mais debatidas, tanto por meio da ascensão feminina, quanto pelo preconceito e a violência que ainda envolve muitas mulheres. Logo, o I Seminário Recortes Identitários Femininos na América Latina torna-se um evento significativo não somente por promover um estímulo científico aos alunos que apresentarão seus trabalhos, pesquisas, mas, especialmente por estimular os estudantes ouvintes a se integrarem na pesquisa enquanto prática de aquisição e produção de novos saberes.
A promoção desse seminário está sendo realizada pelos docentes Leila Raposo, Marcello Mendonça e Maria Elia Teixeira em conjunto com os discentes dos referidos cursos técnicos anteriormente mencionados.