quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

IFBAIANO PROMOVE I FÓRUM DAS LICENCIATURAS

Começa no dia 6 de fevereiro, no Campus Catu, o I Fórum das licenciaturas: construindo nossa identidade. O evento visa criar no IF Baiano um espaço democrático e permanente de discussão das questões relativas às licenciaturas. As discussões giram em torno das políticas, diretrizes, princípios e propósitos que devem nortear a formação dos licenciados no Instituto. Além disso, serão debatidos parâmetros sobre a estrutura pedagógica fundamental e necessária para os currículos destes cursos.

A implantação do Fórum ocorre com a realização de encontros – contando com a participação de professores, de representantes das diretorias dos Campi, das Pró-Reitorias do Instituto, representantes discentes, técnicos em assuntos educacionais e especialistas convidados.

O debate tem como proposta inicial analisar o contexto educacional local e regional em que o IF Baiano está inserido, bem como papel do Instituto como formador de educadores dentro de um currículo pautado numa proposta de transformação e agência no desenvolvimento integrado e sustentável.

Este primeiro encontro tem como tema a construção da identidade das licenciaturas no contexto do IF Baiano e tem como foco especial a construção de uma proposta de base comum para os projetos dos cursos de licenciatura.

As atividades do evento acontecem de 6 a 8 de fevereiro e contam com o apoio das pró-reitorias de Ensino, de Desenvolvimento Institucional e do Campus Catu. O projeto “Formação de Professores: por uma valorização docente e uma educação transformadora” recebe o apoio da CAPES a partir do PRODOCÊNCIA.

O que é Prodocência?

O Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA contribui para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio de fomento a projetos institucionais, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.