domingo, 26 de fevereiro de 2012

A OBMEP divulga seus premiados em 2011!

É com muita satisfação que divulgamos que o aluno do 1º ano do curso técnico integrado em Informática DIEGO MOREIRA FONTES recebeu MENÇÃO HONROSA na OBMEP 2011. As Provas da 2a Fase aconteceram em novembro de 2011.



Foram premiados em todo o Brasil:

500 alunos com medalhas de ouro
900 alunos com medalhas de prata
1800 alunos com medalhas de bronze e 30002 com menção honrosa

131 professores foram premiados devido ao desempenho de seus alunos,  117 escolas  e 60 secretarias de educação também receberão prêmios.

Parabéns aos alunos premiados, aos professores que colaboraram para alcançar este resultado e às escolas que incentivaram seus alunos.
Parabéns também a todos os alunos que participaram da OBMEP 2011.

Atenção: todos os alunos que participaram da 2a Fase em 2011 receberão um certificado de participação emitido pela OBMEP.

São eles:
DIEGO MOREIRA FONTES
FERNANDA DOS SANTOS SILVA
MARIA CLARA SANTOS CASTRO


Por: Thiago Bastos

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ATENÇÃO!! ALTERAÇÃO NO PERÍODO DE MATRÍCULA PARA CURSOS INTEGRADOS E SUBSEQUENTES

Foi publicado hoje, dia 10 de fevereiro de 2012, Edital Complementar acerca do período de matrícula para o 1º semestre de alunos pertencentes aos cursos Integrados e Subsequentes. Atenção às datas:

  • O periodo de 06 a 15/02/12 será para matrícula dos alunos novatos, aprovados em 1ª chamada no teste de seleção, de acordo com o edital 85/2011, do Processo Seletivo Unificado, munidos de todos os documentos. As chamadas subsequentes ocorrerão nos seguintes períodos:
2ª Chamada - 16 e 17 de fevereiro de 2012
3ª chamada - 23 e 24 de fevereiro de 2012
4ª chamada - 27 e 28 de fevereiro de 2012

Para ler o edital, clique aqui

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ATENÇÃO ÀS DATAS DE MATRÍCULA PARA CURSOS EAD - CAMPUS URUÇUCA

ATENÇÃO!!

RETIFICAÇÃO DAS DATAS DE MATRÍCULA DO CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS, NO CAMPUS URUÇUCA:
  • O PERÍODO DE MATRÍCULA SERÁ NOS DIAS 13 E 14 DE FEVEREIRO DE 2012,  NO CAMPUS.

SAIBA MAIS SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBAIANO - CAMPUS URUÇUCA

(Por Elane Neves - Assistente social - IF Baiano)

O IF Baiano – campus Uruçuca, no intuito de garantir o acesso, a permanência e o êxito do educando no processo formativo, bem como sua inserção social e profissional, vem implementando a Política de Assistência Estudantil do Instituto. Esta é composta pelos seguintes programas e ações:

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL DO ESTUDANTE – PAISE
O Programa de Assistência e Inclusão Social do Estudante visa garantir a permanência do estudante na Instituição durante o período de formação acadêmica. O PAISE, no IF Baiano – campus Uruçuca, será composto pelas seguintes ações:

Residência Estudantil: consiste em viabilizar a permanência integral do estudante, oriundo de municípios distantes e/ou que tenha dificuldade de translado diário, nas dependências da Residência Estudantil. Esta atenderá aos estudantes de ambos os sexos. Os residentes têm direito a três refeições diárias (café-da-manhã, almoço e jantar) enquanto permanecerem no campus.

Auxílio Moradia: consiste na concessão de valor financeiro, fixo e mensal de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), a estudantes oriundos de municípios distantes e/ou com dificuldade de translado diário e que não tenham sido beneficiados com a Residência Estudantil.

Alimentação Estudantil: visa garantir as refeições diárias (café-da-manhã, almoço e jantar) durante o ano letivo para os estudantes residentes.

Auxílio Alimentação: visa a concessão de repasse financeiro no valor fixo e mensal de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) ao estudante para o custeio de despesas com alimentação durante o período letivo.

Auxílio Transporte: consiste na concessão de auxílio financeiro de valor fixo e mensal de R$ 100,00 (cem reais) ao estudante, para custear despesas com o translado ida e retorno ao campus, durante o ano letivo.
  
 Auxílio Material Acadêmico: consiste na concessão de repasse financeiro único anual, no valor fixo de R$ 50,00 (cinquenta reais), ao estudante, para custear as despesas com material acadêmico. Este auxílio pode ser cumulativo com qualquer outro.

Auxílio Uniforme: consiste na concessão de repasse financeiro único anual, no valor fixo de R$ 100,00 (cem reais), ao estudante para custear as despesas com uniforme. Este auxílio pode ser cumulativo com qualquer outro.

Auxílio Cópia e Impressão: consiste na garantia da reprodução e/ou impressão do material de uso acadêmico utilizado durante o ano letivo. O programa poderá ser executado com recursos do PAISE e/ou do próprio campus, na forma de cota ou de repasse financeiro ao estudante.

OBS: O período e os critérios de inscrição para o PAISE – 2012 serão divulgados amplamente.

PROGRAMA DE APOIO À DIVERSIDADE E AÇÕES AFIRMATIVAS - PROADA
Este programa tem a finalidade de criar, na vida social e acadêmica do estudante, espaços de reflexão e de ações referentes à diversidade (necessidades específicas, etnia, gênero, religião, orientação sexual, idade) com o objetivo reduzir as discriminações e aumentar a representatividade dos grupos minoritários.
O PROADA tem ainda como objetivo garantir aos estudantes com necessidades específicas as condições legais e adequadas a fim de facilitar o processo de ensino aprendizagem, a convivência com a diversidade e o desenvolvimento profissional.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE
Programa que visa criar mecanismos para viabilizar assistência ao estudante, através dos serviços de atendimento médico, odontológico, psicológico, enfermagem e nutrição, incluindo ações de prevenção, promoção, tratamento e vigilância à saúde da comunidade discente.

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL E PEDAGÓGICO - PROAP
O Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico (PROAP) tem como objetivo viabilizar ações de promoção da saúde, bem como atividades interdisciplinares de natureza preventiva e interventiva que redundará no bem estar biopsicossocial e /ou desempenho acadêmico. Este programa é destinado aos estudantes, professores, pais e/ou responsáveis, através da criação do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPSI).

PROGRAMA DE INCENTIVO A CULTURA, ESPORTE E LAZER
Este programa tem por finalidade garantir aos estudantes o exercício dos direitos culturais, as condições para a prática da cultura esportiva, do lazer e o fazer artístico, visando à qualidade do desempenho acadêmico, a produção do conhecimento e a formação cidadã.

PROGRAMA DE INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-ACADÊMICA - PROPAC
Programa que visa à realização de ações que contribuam para o exercício da cidadania e do direito de organização política do estudante. O PROPAC deve estimular à representação discente (através da formação de grêmios, centros e diretórios acadêmicos), bem como garantir o apoio à participação dos mesmos em eventos internos, locais, regionais, nacional e internacional de caráter sócio-político.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DISCUSSÃO DA MINUTA DE NORMATIZAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE

Iniciou-se hoje, 08 de feveiro, na sala de Turismo do Campus Uruçuca, a dicussão da minuta de NORMATIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. Durante a discussão foram levantadas questões relativas à carga horária/aula docente, bem como pré-requisitos para a equalização da mesma, em face dos trabalhos de pesquisa e extensão, dentre outros aspectos pertinentes à docência.

Para dar sequência à discussão, foi criado um GT interno formado por representantes dos cursos existentes no campus, a saber, Cristiane Pereira (Alimentos); Joaldo Luz (Médio Integrado em Informática), Leandro Sampaio (Agropecuária), Geovane Nascimento (Agrimensura), além da participação do prof. Daniel Oliveira (DDE); (faltando apenas a escolha de um representante do núcleo de Turismo). O GT, no próximo dia 16/02 (quinta-feira), - devido à questões envolvendo o calendário acadêmico - realizará a primeira reunião  para socializar e discutir as propostas enviadas pelos professores dos núcleos.  

Contudo, os professores poderão contribuir, no período de 06 a 29/02, com sugestões à minuta, através de e-mail para os representantes de cada núcleo.

Ressalta-se que as contribuições dos colegas são de SUMA IMPORTÂNCIA PARA A REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS PROFESSORES DO INSTITUTO.

IF BAIANO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE INGLÊS - EAD

CHAMADA INTERNA 001/2012 – CURSO DE INGLÊS - EAD


O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO – IF BAIANO, em razão do desenvolvimento do PROJETO - PREPARANDO O IF BAIANO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO/ EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS, por intermédio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e neste ato representado pela Comissão de Coordenação da Seleção, instituída pela Portaria nº 138, de 07 de fevereiro de 2012, seleciona servidores ativos do IF Baiano interessados em se inscrever para participar do Curso de Inglês na modalidade EAD de acordo com as condições definidas nesta Chamada.

1.        DO OBJETO
1.1    A convocatória tem como objeto a inscrição de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano para participar como aluno do Curso de Inglês – EAD ofertado pelo Portal da Educação;
1.2    As informações sobre o Curso de Inglês, objeto desta Chamada encontram-se no AnexoV.

2.        DAS INSCRIÇÕES
2.1    Poderão se inscrever servidores ativos do quadro de pessoal do IF Baiano;
2.2    As inscrições serão realizadas no período de 09/02/2012 a 23/02/2012, através do formulário de inscrição preenchido, conforme Anexo I, o qual deverá ser enviado, juntamente como o Termo de compromisso e a documentação comprobatória) para o e-mail internacionalização@ifbaiano.edu.br;
2.3     O formulário de inscrição (Anexo I), o Termo de Compromisso (Anexo II) e a documentação comprobatória (item 2.1, 2.2 e 2.3 do Anexo I) deverão ser encaminhados exclusivamente em formato PDF;
2.4    As inscrições deverão ser transmitidas eletronicamente para o e-mail especificado no subitem 2.1. E a comissão não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos. 


3.   DOS CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO

3.1 O servidor para inscrever-se deverá atender as seguintes condições:
3.1.1 Ter disponibilidade para realizar o curso, cumprindo a carga horária exigida;
3.1.2 Participar do curso até o final, mantendo frequência regular;
3.1.3 Assumir o compromisso, conforme Anexo II, de reembolsar ao IF Baiano o valor correspondente ao custo do curso, no caso de desistência não justificada;
3.1.4 Participar, quando convocado, de atividades do IF Baiano que envolvam organizações internacionais, estudantes, técnicos ou docentes estrangeiros;
3.1.5 Não estar participando de outro curso de idioma financiado pelo IF Baiano.


4.  DO QUANTITATIVO DE VAGAS

4.1 Para inscrição serão ofertadas 150 vagas, distribuídas da seguinte maneira:
·       34 vagas para a Reitoria, e
·        116 vagas, para os Campi distribuídos proporcionalmente ao número de servidores existentes no Campus, conforme Anexo IV;
4.2 Não havendo demanda para preencher as vagas em um dos Campi, poderá ser convocado um quantitativo maior de servidores em outro Campus, seguindo a ordem decrescente de classificação e o total de vagas disponível.

5.  DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

5.1 Haverá seleção apenas nas Unidades (Reitoria ou Campus) em que o número de candidatos à inscrição ultrapasse o número de vagas previstas.
5.2 Na avaliação da seleção dos inscritos serão considerados os seguintes critérios, conforme estabelecido no Anexo III:
5.2.1 Área de atuação no Instituto;
5.2.2 Participar do desenvolvimento de pesquisa realizada em parceria com instituição ou órgão estrangeiro;
5.2.3 Participar de grupo de estudo, de pesquisa ou de extensão em parceria com instituição ou órgão estrangeiro;
5.2.4 Desenvolver atividade relacionada à área de Relações Internacionais;
5.2.5 Tempo de Serviço no Instituto;
5.2.6 Tipo de vínculo com o Instituto.
5.3 Os critérios referidos no item anterior serão valorados conforme estabelecido no BAREMA constante desta Chamada (Anexo III);
5.4 Ocorrendo empate de candidatos após a aplicação do BAREMA (Anexo III), o desempate far-se-á conforme o critério de maior idade em anos, meses e dias;
5.5 Os itens 5.2.2, 5.2.3 e 5.2.4 deverão ser comprovados por encaminhamento do documento em formato PDF, juntamente com o formulário de inscrição.


6.      DO RESULTADO

6.1 Os candidatos serão classificados por ordem de pontos obtidos no BAREMA (Anexo III) e selecionados seguindo a ordem decrescente de pontos;
6.2 Os resultados serão divulgados, no site do Instituto, até o dia 27/02/2012, contendo os nomes dos selecionados e já considerados os critérios de desempate.


7.      DO PRAZO PARA RECURSO

7.1 Os      recursos,      referente      aos      resultados,      deverão      ser     encaminhados     a PRODIN, através de e-mail para internacionalização@ifbaiano.edu.br, até às 17:00 horas do dia 27/02/2012.
7.2 O resultado dos recursos será divulgado até o dia 28/02/2012, e não caberá novo recurso.


8.      DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Não serão analisadas inscrições encaminhadas fora do prazo e sem a documentação exigida nesta Chamada Interna.
8.2 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos contactando-se a PRODIN por correio eletrônico no endereço: prodin@ifbaiano.edu.br.
 8.3 O servidor deverá permanecer no quadro ativo da IF Baiano por tempo não inferior ao do curso ofertado, após o término do mesmo. O não cumprimento deste prazo, sem justificativa, acarretará na devolução da totalidade dos valores despendidos pelo Instituto na aquisição do curso;
8.4 O servidor inscrito/aluno deverá cumprir as obrigações e normas para o Curso estabelecidas pelo Portal da Educação;
8.5. Para o disposto nesta Chamada considera-se atividade fim aquelas relacionadas às áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão, e atividade meio aquela relacionadas às demais áreas;
8.6             Os casos omissos serão analisados pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional ouvida a Comissão de Inscrição e Seleção.


Salvador, 08 de fevereiro de 2012




Jesusa Rita Fidalgo Sanchez
Presidente da Comissão
Pro Reitora de Desenvolvimento Institucional
IF Baiano

 PARA ACESSAR EDITAL DA CHAMADA INTERNA, CLIQUE AQUI

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DO CURSO MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS EAD

Prezados(as) Senhores(as),

Informamos que o resultado final do Processo Seletivo de Cursos Técnicos Subsequentes na modalidade a Distância já pode ser acessado no site
http://www.ifbaiano.edu.br/concursos/portal/ead2012/files/2012/02/PRIMEIRA.CHAMADA.POS-RECURSOS.pdf

As informações para a realização da matrícula encontram-se disponíveis no endereço
http://www.ifbaiano.edu.br/concursos/portal/ead2012/files/2012/02/CHAMADA.MATRICULA.pdf

Aproveitamos o ensejo para comunicar que as aulas dos referidos Cursos serão iniciadas segundo o calendário abaixo:

ADMINISTRAÇÃO: 27 de fevereiro
SERVIÇOS PÚBLICOS: 28 de fevereiro
EVENTOS: 29 de fevereiro.

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

--
SUELLEN DA SILVA CHAVES
Pedagoga
Núcleo Especial de Gestão da Educação a Distância - NEGEAD
Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRODIN
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano
Av. Paulo VI, nº 642 - Pituba, Salvador - BA  CEP: 41.810-001
(71) 3186-0020

--
THIAGO LEONARDO BASTOS
Prof.º do Instituto Federal Baiano
Campus Uruçuca.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012


Prezados (as) Senhores (as),
O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO – IF BAIANO, seleciona servidores ativos da Reitoria e dos Campi do IF Baiano interessados em atuar como bolsistas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.
Os bolsistas selecionados atuarão em ações de: implantação, gestão, execução e acompanhamento dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) e cursos concomitantes realizados nos campi e nas unidades remotas.
As vagas são para as funções de apoio administrativo-acadêmico, apoio administrativo-financeiro e orientador.
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, Anexo I da Chamada, a qual deverá ser enviada para o e-mail pronatec@ifbaiano.edu.br, com cópia para selecaopronatec@gmail.com, no período de 07 a 13/02/2012.
As vagas para a função de professor serão divulgadas em Chamada própria a ser lançada em breve.
Maiores informações podem ser respondidas através do e-mail http://br.mc1207.mail.yahoo.com/mc/compose?to=pronatec@ifbaiano.edu.br.
Para acessar a Chamada clique aqui.
Atenciosamente,
Pró-Reitoria de Extensão
Reitoria - IF Baiano
71 3186-0025/26
proex@ifbaiano.edu.br
www.ifbaiano.edu.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

IFBAIANO PROMOVE I FÓRUM DAS LICENCIATURAS

Começa no dia 6 de fevereiro, no Campus Catu, o I Fórum das licenciaturas: construindo nossa identidade. O evento visa criar no IF Baiano um espaço democrático e permanente de discussão das questões relativas às licenciaturas. As discussões giram em torno das políticas, diretrizes, princípios e propósitos que devem nortear a formação dos licenciados no Instituto. Além disso, serão debatidos parâmetros sobre a estrutura pedagógica fundamental e necessária para os currículos destes cursos.

A implantação do Fórum ocorre com a realização de encontros – contando com a participação de professores, de representantes das diretorias dos Campi, das Pró-Reitorias do Instituto, representantes discentes, técnicos em assuntos educacionais e especialistas convidados.

O debate tem como proposta inicial analisar o contexto educacional local e regional em que o IF Baiano está inserido, bem como papel do Instituto como formador de educadores dentro de um currículo pautado numa proposta de transformação e agência no desenvolvimento integrado e sustentável.

Este primeiro encontro tem como tema a construção da identidade das licenciaturas no contexto do IF Baiano e tem como foco especial a construção de uma proposta de base comum para os projetos dos cursos de licenciatura.

As atividades do evento acontecem de 6 a 8 de fevereiro e contam com o apoio das pró-reitorias de Ensino, de Desenvolvimento Institucional e do Campus Catu. O projeto “Formação de Professores: por uma valorização docente e uma educação transformadora” recebe o apoio da CAPES a partir do PRODOCÊNCIA.

O que é Prodocência?

O Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA contribui para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio de fomento a projetos institucionais, na perspectiva de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.