sexta-feira, 29 de abril de 2011

CAMPUS URUÇUCA NA LUTA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Nesta quinta-feira, dia 28/04/2011, os servidores e alunos do Campus Uruçuca paralizaram suas atividades e, numa ação de mobilização, realizaram uma reunião coletiva com alunos e servidores para discutir aspectos referentes ao movimento de luta contra medidas anunciadas pelo governo federal que atingem diretamente servidores e alunos do Instituto Federal Baiano.
A ação é parte da campanha por valorização e respeito do funcionalismo público federal que teve início com um ato público unificado em Brasília e possui, dentre os seus eixos,  não ao corte no orçamento e manutenção dos investimentos nos serviços da educação pública e serviços sociais; não ao aumento dos juros; não aos lucros astronômicos e explorações dos bancos; cumprimento dos acordos firmados pelo governo; política salarial permanente, com valorização do salário e incorporação das gratificações.
Nessa perspectiva, alunos e servidores discutiram como as ações estão afetando o Instituto e, em especial, o Campus Uruçuca. A suspensão de construções e novas reformas, oferecimento de cursos, o cancelamento de três grandes eventos do ano de 2011, a saber, o Festival de Arte e Cultura, os Jogos das instituições federais e o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, assim como iniciativas a serem adotadas, como uma maior mobilização do corpo discente, com a instituição do grêmio estudantil.
Ressalta-se a participação positiva dos alunos na mobilização, que manifestaram apoio à manifestação, visto que não se pode fechar os olhos para os problemas que afligem o país e, sobretudo, a área educacional. Uma educação de qualidade perpassa o estabelecimento de uma postura crítico-reflexiva e ativa de toda a comunidade. A luta pela melhoria na qualidade do da educação é de todos.