segunda-feira, 4 de abril de 2011

Iniciação Científica: lançados os editais para alunos bolsistas de pesquisa e extensão

Até o final de abril, estará aberto o período de inscrição para bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Científica Junior no IF Baiano.  As inscrições acontecerão de segunda a sexta-feira, das 08 h às 11 h e das 14 h às 16:30 h, nas Coordenações dos Núcleos de Pesquisa ou Extensão dos campi, de acordo com a área do projeto. Para os candidatos em pesquisa, as inscrições vão até o dia 29 de abril. Para extensão, as inscrições finalizam no dia 25 de abril.

Para os projetos de pesquisa, haverá um pré-seleção que considerará o cadastro do orientador e do bolsista, a natureza acadêmica do projeto e sua relação com a sociedade. Serão ofertadas 30 bolsas de Iniciação Científica, para alunos dos cursos de nível superior e 100 bolsas de Iniciação Cientifica Júnior. As bolsas possuem vigência máxima de seis meses, com início previsto em 01 de junho de 2011 e término em 01 de dezembro de 2011.

O valor mensal da Bolsa de Extensão de Iniciação Cientifica Júnior é de R$ 120,00 (cento e vinte reais), correspondendo a uma carga horária semanal de 10 (dez) horas. A bolsa de Iniciação Cientifica é de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais), correspondendo a uma carga horária semanal de 10 (dez) horas.

A quota de bolsa concedida para o período será distribuída proporcionalmente ao número de alunos de cada campus do IF Baiano. Os projetos em pesquisa devem estar ligados às áreas de Humanas, Letras e Artes; Ciências Exatas; Ciências da Natureza e Ciências Agrárias e Biológicas.

Dentre as 15 linhas temáticas previstas no edital para projetos de extensão, pode-se citar: Artes Integradas, Desenvolvimento de tecnológico e de produtos, Desenvolvimento regional, rural e questão agrária, Educação Profissional, Empreendedorismo, Emprego e Renda, Espaços de Ciências, Esporte e Lazer.

Para conferir a quantidade de vagas e detalhes dos programas, acesse:

Edital de Pesquisa 2011
Edital de Extensão 2011

Colaboração: Coordenação de Pesquisa
Fonte: IFBaiano