sexta-feira, 20 de maio de 2011

I SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS


Foi realizado entre os dias 17, 18 e 19 de maio, o I Simpósio de Tecnologia de Alimentos – SIMTAL – do Campus Uruçuca.         Dia 17, pela manhã, houve o credenciamento dos inscritos e entrega de materiais. No período vespertino, foi dado início às atividades do I SIMTAL (Simpósio de Tecnologia de Alimentos) do IF Baiano Campus Uruçuca, promovido pelo NUTEC (Núcleo de Tecnologia e Alimentos), com a cerimônia de abertura realizada no auditório Gregório Bondar. (Campus Uruçuca-Ba).

O evento teve como mestre de cerimônia a professora Eliane Mattos, Coordenadora de Ensino, que coordenou a composição da mesa de abertura composta pelo reitor do IFBaiano, Sebastião Edson Moura, o diretor do campus Uruçuca, Euro Araújo; Josué Oliveira, Coordenador do NUTEC; José Rodrigues, Coordenador de Extensão do Campus Uruçuca e a prof.ª Darci Ferreira, diretora do DGE (Diretoria Geral de Ensino). Em seguida foram realizadas Breves explanações dos mesmos. O reitor citou as dificuldades atuais para a realização de grandes eventos em todo o Instituto, no entanto, deu ênfase ao acontecimento de outros eventos, a exemplo dos jogos no final do mês de maio no Campus de Teixeira; professor Euro Araújo, diretor geral do campus, deu início a sua fala parabenizando o Núcleo de Alimentos pela inovação, fazendo com que os alunos saíssem da rotina de sala de aula e pela superação em realizar o evento mesmo com as dificuldades existentes; Darci Ferreira parabenizou o núcleo e alunos pelo empenho; José Rodrigues comentou que o NUTEC trabalhou muito mesmo com dificuldade e que “sem alimento nada é possível”.
A mesa foi desfeita após Josué Oliveira saudar a mesa, contar a história do curso de alimentos, relatar a importância dos alunos e a presença e apoio de Francisco Calasans – representante ABC Comércio e Representação LTDA - para a realização do evento, bem como das demais empresas que apoiaram a iniciativa, a saber, Cargil, Mucibaby, Bela Vista e demais empresas e todos os setores do Campus de Uruçuca que apoiaram direta ou indiretamente.
Na sequência, houve a palestra do Sr. Lúcio Xavier, Supervisor de Análise Sensorial da  Cargil, com o tema “Cacau, processamento e qualidade”, tendo como facilitadora a Prof.ª Gildeci F. da Silva. Num segundo momento, houve palestra com o prof. Durval Mello, intitulada “Produção sustentável de alimentos”. Sua fala pontuou as tendências na área de sustentabilidade, citando o contexto sócio-histórico e econômico que fomentou o pensamento sustentável na produção de alimentos. A palestra foi mediada pelo Prof. José Rodrigues. Ao final, houve apresentação cultural, com os alunos Cláudio Vinicius Pinto de Araújo e José Paulo Santana (3º sem. Curso técnico de Agrimensura).
Na quarta-feira, dia 18/05/2011, foi dado continuação as atividades do I SIMTAL com a exposição de pôsteres, produtos originários da fábrica do campus como: geléias, iogurte, doce de leite, assim como produtos e serviços para análises rápidas na área de microbiologia no auditório Gregório Bondar (Campus Uruçuca-Ba).
            O dia foi marcado de palestras e minicursos. A primeira, intitulada “Higienização na Indústria de Alimentos”, teve como explanador Francisco Calasans, representante da ABC Comércio e Representação LTDA. Os minicursos ocorreram no período da tarde simultaneamente, sendo: “Os Produtos da Banana produzidos pelo Tachão de Ubatuba”, ministrado por Cláudio Carmona (supervisor de vendas da fábrica Tachão de Ubatuba); “Gestão Ambiental na Indústria de Alimentos”, tendo como facilitador Frederick Coutinho de Barros, mestrando em Ciências Ambientais-UESB e “Aplicação de Testes Rápidos em Análises Microbiológicas”, ministrada por Francisco Calasans, no qual foram apresentadas várias formas de análises rápidas em diversos tipos de alimentos, bem como os materiais para com sua aplicação.
Ao final do evento, foram entregues os certificados aos participantes do evento.