sexta-feira, 20 de maio de 2011

IFBaiano firma parceria com Camarões

Nos dias 16 e 17/05, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) Campus Uruçuca, recebeu a visita da delegação de representantes da República de Camarões para firmar convênio entre o IFBaiano e a Escola Prática de Agricultura de Binguela (EPAB).
A delegação camaronesa foi coordenada pelo presidente da Câmara de Agricultura, Pecuária, Pesca e Silvicultura, Janvier Mongui Sossomba, e integrada pelos diretores da Escola de Prática de Agricultura de Binguela (EPAB), Michel Abega e Bienvunu Essomo; o diretor de Estudos e Projetos de Cooperação, Djimi Evaly; o diretor América do Sul do Ministério das Relações Exteriores de Camarões e membro do Comitê de Acompanhamento da EPAB, Thierry Ndoe Messi, e do chefe do Serviço de Relações Exteriores, Paulin Martial Tchenzette.
No dia 16/05, foi realizada reunião que contou com a participação dos representantes camaroneses e do IFBaiano e Comissão Executiva do Plano da Lavoura cacaueira (CEPLAC), a saber, o reitor do IF Baiano, Sebastião Edson Moura, o diretor do Campus Uruçuca, Euro Araújo de Oliveira, o superintendente da CEPLAC na Bahia, Antonio Zózimo de Matos Costa, e o coordenador do Centro de Educação da CEPLAC, Eduardo César Almeida Lavinsky. Após o encontro a delegação foi convidada a conhecer as dependências do campus.
No dia 17/05, foi assinado um Protocolo de Intenções entre as instituições. O objetivo foi firmar a parceria Camarões – Brasil através de uma atuação conjunta para a formação de profissionais de agropecuária (técnico de nível médio ou de educação superior), troca de tecnologias no campo da Educação Profissional e Tecnológica e de outras experiências técnico-científicas na área agrícola e pecuária.
Os primeiros contatos foram estabelecidos em 2006, com o apoio da CEPLAC, e visam a reestruturação da escola camaronesa seguindo o modelo de ensino técnico e tecnológico da antiga EMARC, atual IFBaiano Campus Uruçuca. A mesma foi fundada na década de oitenta e recebia subsídios da União Européia.
Camarões é o quinto maior produtor de cacau do mundo, com cerca de 125 mil toneladas. A agricultura constitui a chave da economia do país, representando 40% do PIB e fornecendo 70% das exportações em valores. Camarões ainda produz: café, algodão, borracha, madeira de lei, feijão, amendoim, trigo, banana, óleo de dendê, lã. Destacam-se também o setor pesqueiro e de pecuária. Camarões é um país de auto-suficiência alimentar. Até a década de 80 vivia da agricultura e da exportação de cacau e café. Os principais parceiros comerciais, segundo dados disponibilizados no site da embaixada, são França, Alemanha, EUA, Bélgica, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Itália e Espanha.
O Protocolo de Intenções assinado na última terça-feira (17/05) prevê novas visitas e reuniões entre seus representantes. Atualmente, estuda-se um novo encontro na sede da EPAB, em Binguela, na esfera de acordo com Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).